Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Melhores suplementos naturais para a próstata

Os suplementos naturais são opções saudáveis para a busca de um corpo saudável. A próstata, por exemplo, é uma parte do corpo masculino muito propenso a incidências de doenças como o câncer, extremamente comum a partir dos 40 anos. Os suplementos naturais são opções viáveis para manter essa glândula protegida e menos suscetível às alterações comuns da idade. Saiba mais a seguir:

O que é a próstata e qual a sua função

A próstata é uma glândula muito importante para o homem, especialmente durante o seu período reprodutivo. A sua principal função é melhorar a qualidade dos espermatozoides, mantendo-os bem nutridos e fortes, aptos para a fecundação.

Para isso, a próstata libera um líquido durante a ejaculação, que corresponde a cerca de 30% do sêmen liberado pelo homem. Esse líquido contém substâncias que nutrem o espermatozoide, deixando-o mais forte e resistente.

Doenças mais comuns que atingem a próstata

Após os 40 anos, a próstata deixa de produzir o líquido junto com o sêmen e, sem uma função específica, fica suscetível a três principais doenças. São elas:

Hiperplasia

Alteração que provoca crescimento da próstata. Apesar de benigna, causa incômodos diversos como dificuldade ao urinar, provocada pela compressão da bexiga.

Inflamação da próstata

Também chamada de prostatite, essa inflamação pode ser causada por alguma infecção local ou picos de estresse. O principal sintoma é a dor e o inchaço na região.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre a população masculina e a incidência é ainda maior após os 55 anos de idade. É uma doença grave porque não apresenta sinais iniciais, gerando sintomas apenas quando se encontra em estágio avançado e de difícil recuperação.

Mantendo a próstata saudável

A saúde da próstata depende de muitos fatores. É importante que o homem mantenha hábitos saudáveis, faça exames de rotina e procure um médico logo que perceber algo fora do normal com o seu corpo. Veja algumas dicas:

  • Perder peso. A obesidade é um dos fatores de risco para o câncer de próstata;

  • Fazer atividade física. O sedentarismo ajuda a perder peso e melhora o funcionamento dos órgãos;

  • Parar de fumar. O cigarro provoca envelhecimento precoce e mau funcionamento das células;

  • Evitar alimentos industrializados e processados. São ricos em substâncias que favorecem o surgimento de câncer;

  • Tomar sol diariamente. O sol é essencial para a produção de vitamina D, forte aliada no combate ao câncer de próstata;

  • Manter uma alimentação saudável. Consumir frutas ricas em vitamina C, legumes e verduras mais vezes ao dia;

  • Consumir suplementos naturais. Os suplementos naturais ajudam a suprir a carência de vitaminas e outras substâncias fundamentais para a saúde do corpo humano, mantendo-o forte e resistente a doenças;

  • Incluir o chá verde na alimentação. O chá verde é rico em antioxidantes que protegem as células;

  • Após os 40 anos, fazer exames anuais para detectar algum problema na próstata. O toque retal e o exame de sangue (PSA) são os mais indicados para o diagnóstico de alguma doença.

Suplementos naturais para a próstata

Os suplementos naturais, como o próprio nome já diz, são usados para complementar a alimentação diária do indivíduo. Se manter saudável através dos alimentos é uma das indicações médicas mais comuns, principalmente para se manter afastado de doenças como o câncer.

Contudo, devido a inúmeros fatores do dia a dia, nem sempre é possível atingir essa meta. É nesse momento que os suplementos naturais surgem como uma opção eficiente para manter o corpo forte e bem nutrido. Os suplementos naturais mais indicados para a próstata são:

Vitamina D

A vitamina D, como já vimos, é essencial para combater o câncer de próstata e outras doenças. A substância participa diretamente do funcionamento de órgãos e tecidos e também age sobre o sistema imunológico. A carência dessa vitamina pode sim tornar o organismo mais suscetível às neoplasias malignas.

Vitamina C

A vitamina C fortalece o organismo, aumenta a imunidade e reduz inflamações, sendo fundamental para um corpo mais saudável e resistente a infecções.

Óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora é um dos produtos mais eficazes quando o assunto é saúde da próstata. É um suplemento natural rico em antioxidantes, que mantém as células protegidas da ação dos radicais livres.

Também possui o ômega 9, importante ácido graxo com ação anti-inflamatória e antioxidante. O óleo de semente de abóbora também possui zinco, um mineral que reduz a incidência de tumores.

Além de cuidar da saúde da próstata, o óleo de semente de abóbora também melhora o funcionamento da bexiga e da uretra, reduzindo inflamações, infecções e demais incômodos provocados pela hiperplasia, prostatite e pelo câncer.

Licopeno

O licopeno é a substância que dá a cor avermelhada aos vegetais e frutas, como o tomate, a goiaba e a melancia, por exemplo. O licopeno também tem forte atuação contra o câncer de próstata tanto de forma preventiva, quanto durante os vários estágios da doença.

Como vimos, os suplementos naturais são aliados importantes na manutenção da saúde do organismo, especialmente na prevenção e tratamento das doenças que atingem a próstata. O seu consumo deve ser feito junto com a prática diária de hábitos saudáveis para potencializar os benefícios.

Marketing09/vavadaluz