Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Melhores bancos digitais para abrir conta em 2021 

Melhores bancos digitais para abrir conta em 2021 

Os bancos digitais já são uma realidade no planeta, pois seus processos online facilitam muito a vida das pessoas. Contudo, no Brasil a situação ainda é um pouco diferente, pois os grandes bancos ainda dominam o sistema bancário.

Ou seja, mesmo oferecendo serviços caros e, em muitos casos, ineficientes, essas grandes empresas ainda dominam boa parte do mercado financeiro.

Para resolver esse problema, houve o surgimento de vários bancos digitais para ajudar o público brasileiro a sair da mesmice. Dessa forma, os brasileiros poderão utilizar um serviço mais eficiente e adaptado aos dias atuais.

Ao longo deste texto, você saberá quais são os melhores bancos digitais para abrir conta em 2021.

O que é um banco digital?

Um banco digital é uma instituição financeira que oferece grande parte de seus serviços e produtos de forma online. Nessas instituições, é possível acessar sua conta pelo computador ou pelo app no smartphone.

Dessa forma, você pode consultar seu extrato bancário e realizar transações financeiras a qualquer hora do dia. O nome desse recurso é Internet Banking.

Ademais, é possível abrir uma conta, fazer envios de documentos, dados e até mesmo resolver problemas de forma online. Tudo isso é muito econômico, já que bancos digitais não necessitam de ligações telefônicas ou deslocamentos para agências físicas.

Como funciona uma conta digital?

A conta digital é uma conta que pertence a um banco ou fintech. Essa conta pode ser aberta, movimentada e até mesmo fechada pela internet, sem necessidade de deslocamentos para agências.

O conceito apresentado acima é realmente simples e não tem segredo. O grande trunfo da conta digital é o fato de todas as suas operações serem feitas online. Dessa forma, não é preciso fazer ligações e ou se deslocar até agências bancárias. Além disso, também não é preciso validar operações no caixa eletrônico ou assinar documentos pessoalmente.

Em resumo, as contas digitais funcionam da mesma forma que as contas tradicionais. No entanto, elas possuem a vantagem de não precisar sair de casa para resolver as coisas.

Como abrir uma conta digital

Cada instituição financeira tem um processo específico para a abertura dessas contas. No entanto, como esse processo é 100% online, suas instruções de abertura costumam ser simples. Geralmente, o passo a passo funciona dessa forma:

·         Faça o download do app no aparelho móvel;

·         Envie uma cópia dos documentos solicitados;

·         Faça uma selfie segurando seu documento com foto;

·         Cadastre suas informações pessoais;

·         Assine o cadastro digitalmente.

Ademais, até mesmo pessoas com saldo negativo podem abrir esse tipo de conta. As únicas limitações impostas pela instituição financeira é não entregar um cartão de crédito ou não fazer um empréstimo ao cliente, especialmente se ele estiver no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Seis melhores bancos digitais

Abaixo, você verá uma lista com os seis melhores bancos digitais do Brasil:

Next (banco Bradesco)

Pertencente ao banco Bradesco, o banco Next é um banco digital gratuito que surgiu em 2017. De acordo com o site do Next, a função desse banco é “transformar a relação das pessoas com o dinheiro”. O Next é um banco que complementa os serviços da Organização Bradesco e auxilia a geração atual, que vive muito conectada.

Esse banco possui vários serviços: conta corrente, cartão de crédito e débito, transferências, saques em caixas eletrônicos do Bradesco, CashBack, Flow entre outras coisas.

Nubank

Segundo o site do Nubank, esse banco digital visa “devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira”. Os produtos desse banco são simples e dão total liberdade para seus clientes.

O primeiro lançamento desse banco foi o cartão de crédito “roxinho”, conhecido por ser gratuito, sem taxas e anuidades. Esse cartão de crédito é internacional e possui a bandeira MasterCard.

Além disso, o Nubank possui o Nubank Rewards, uma conta digital gratuita. O rendimento dessa conta supera o da poupança e suas transferências são ilimitadas.

Agibank

As operações do Agibank são feitas por meio do app da empresa, disponível para Android e iPhone (iOS). Ao contrário dos outros bancos digitais, o Agibank possui agências físicas. Contudo, esse banco evita as filas e as burocracias bancárias, pois oferece quase todos os seus serviços de forma online.

O Agibank possui cartões de crédito e débito que funcionam internacionalmente. Ademais, esses cartões não terão anuidade se o usuário fizer a portabilidade de salário. Com o app do Agibank, o usuário tem acesso a serviços como empréstimos, consórcios, seguros e investimentos.

BMG

A conta digital do BMG disponibiliza um cartão de débito e crédito sem anuidade. Além disso, esse banco digital possui saques ilimitados, transferências gratuitas, um “cofrinho” virtual, além da possibilidade de investimentos.

Para lidar com essa conta, é preciso baixar o aplicativo grátis meu_BMG. Obviamente, por ser um banco digital, todas as operações do BMG são feitas de forma online. Com isso, essa empresa consegue oferecer uma conta sem tarifas e um cartão de crédito sem anuidade.

Santander

O Santander é um banco que possui agências físicas, contudo, tem uma estrutura exclusiva para abertura de contas digitais. Inclusive, o pacote desse serviço é totalmente gratuito.

Na chamada Conta Confia, o cliente possui tarifa zero no pacote de serviços. Além disso, ele tem direito a quatro saques gratuitos e pode fazer dois DOC’s ou TED’s mensais.

Para ganhar esse benefício, é necessário receber (seja por depósitos, salário, aposentadoria ou vendas na maquininha) R$1000 do Santander e pagar uma conta ou boleto mensal usando o saldo da conta.

Além de fazer a conta, o banco digital Santander também oferece o cartão de crédito SX, que não tem anuidade para quem cadastrar CPF e celular como chave PIX. Além disso, a anuidade zero também vale para quem gasta, ao menos, R $100 em cada fatura.

Banco Original

De todos os bancos digitais mostrados neste texto, o Original é o único que cobra uma tarifa para manutenção da conta. Apesar de seu custo fixo, esse banco oferece alguns serviços como saques, TED, transferências e extratos ilimitados.

Para quem usa esse serviço com frequência, pode ser vantajoso pagar um valor fixo em troca de serviços sem limite de uso.

O banco digital do Original possui um modelo de cartão de crédito gratuito e alguns outros com cobrança de anuidade. Todos eles possuem um sistema de cashback. Em algumas situações, os clientes podem conseguir anuidade zero caso fiquem acima da meta de gastos mensais.