Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A maternidade em dobro do casal Kika e Carol Machado: “Pessoas ficam chocadas

A história das mães de Tereza está no livro “Nomes do amor: o amor que ousa dizer seu nome”, obra com 28 famílias LGBT, da fotógrafa Simone Rodrigues

Um pouco da história da atriz Carol Machado e sua mulher, a artista visual Kika Motta, está no livro “Nomes do amor: o amor que ousa dizer seu nome”, da fotógrafa Simone Rodrigues. Elas são mães de Tereza e contam como lidam com a curiosidade das pessoas sobre a família no dia a dia. A gravidez de Carol, que atuou na infância em “Vamp” e “Top Model”, na Globo, foi muito comentada em 2015 após a atriz usar as redes sociais para exibir fotos da gestação.

Kika, Carol e Tereza
SIMONE RODRIGUES/DIVULGACAO

Kika, Carol e Tereza

Família natural

“Quando nos conhecemos, costumávamos dizer uma para a outra: ‘Nossa, que loucura vai ser a gente como casal!. Era realmente um sentimento de surpresa. Nós temos o mesmo signo, gostamos das mesmas coisas…

Depois de alguns anos juntas, tivemos o desejo de ampliar, do casal virar família. E de novo veio essa sensação, com a mesma intensidade: ‘Nossa, que família a gente vai ser’. As pessoas costumam falar: ‘Como vocês são corajosas!’, mas a gente não se sente assim, apenas vivemos com naturalidade. Eu não penso: ‘Eu tenho uma família homoafetiva’. Essa família só existe porque é natural.

É impressionante como um filho legitima as coisas. Não há resquícios de preconceito que permaneçam. A criança vem e é só amor, a família toda se rende. Nós sentimos que agora há um respeito maior.

Mas ainda há muita desinformação na sociedade, as pessoas ficam um pouco chocadas. É mais uma surpresa do tipo: ‘Espera aí, mas como assim?’. Algumas perguntam: ‘Mas como foi? Foi inseminação? Vocês adotaram?’. Fica um ponto de interrogação na cara das pessoas. Eu acho muito legal porque pelo menos elas já verbalizam, falar sobre a questão já é um avanço”.

“Fica um ponto de interrogação na cara das pessoas. Eu acho muito legal porque pelo menos elas já verbalizam, falar sobre a questão já é um avanço”

Nomes do Amor

O obra traz justamente exemplos da nova família brasileira: são 28 famílias gays, trans, com filhos, sem filhos, pobres, ricas e de todas as etnias que falam um pouco sobre suas vidas e escolhas. Simone pretende peercorrer o país com o livro.e, futuramente, montar um documentário com seus registros.

Além de imagens, emocionantes e delicados depoimentos extraídos de entrevistas permitem conhecer as experiências desses casais, que decidiram assumir a condição homossexual, a união homoafetiva e seus planos de construção de família.

Assista ao making of abaixo:

'Nome do Amor': obra da fotógrafa Simone Rodrigues mostra 28 histórias de famílias LGBT
Divulgação

‘Nome do Amor’: obra da fotógrafa Simone Rodrigues mostra 28 histórias de famílias LGBT