Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MAS QUE PENINHA …: Deputados sofrem em Bangu 8

Deputados sofrem em Bangu 8

Falta d’água e de limpeza, calor insuportável e tempo de confinamento têm irritado sete parlamentares

Rio – Os sete deputados estaduais presos em Bangu 8, na Operação Furna da Onça, se queixam de problemas enfrentados na cadeia. A lista é extensa. A falta d’água e de limpeza, o calor insuportável e o tempo de confinamento, com poucos momentos de banho de sol, têm irritado a turma de detentos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Ontem, o deputado Paulo Ramos (PDT) foi visitá-los para ouvir as queixas a pedido do presidente em exercício da Alerj, André Ceciliano (PT). Os parlamentares tentam ajudá-los. São eles: André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT), Chiquinho da Mangueira (PSC), Marcos Vinícius Neskau (PTB), Marcos Abrahão (Avante), Marcelo Simão (PP), Coronel Jairo (SD).

Em dupla

Os parlamentares estão presos na mesma ala do presídio. Ficam em dupla nas celas. O acesso de Paulo Ramos, fora do dia e do horário de visitas, teve autorização da Secretária de Administração Penitenciária após um ofício da Alerj.

Clima é tenso

Os deputados presos não se conformam com a Operação Furna da Onça e de ficarem longe das famílias nas festas de fim de ano. Coronel Jairo, por exemplo, apresenta quadro de depressão.

Preocupação

A direção do presídio, inclusive, está preocupada em atender o apelo da Alerj porque pode parecer que os deputados estão tendo regalias dentro da cadeia.

Em Benfica

Integrantes da Secretaria de Administração Penitenciária já respondem inquéritos por favorecerem o ex-governador Sérgio Cabral (MDB), em Benfica.

Aliás…

A Justiça Eleitoral negou um pedido de liminar do PSOL para impedir a diplomação e a posse dos deputados presos que foram reeleitos: André Corrêa, Luiz Martins, Chiquinho, Neskau e Abrahão.

Lembrando

Os sete parlamentares são acusados de receberem propina do esquema de corrupção de Cabral.

Agora vai

Wilson Witzel, governador do Rio eleito pelo PSC, anunciará amanhã o deputado estadual Pedro Fernandes como secretário de Educação. O parlamentar do PDT concorreu ao Guanabara, perdeu e apoiou Witzel no segundo turno.

Segue…

Pedro Fernandes já participava da transição de governo antes da decisão do novo chefe. O deputado foi secretário de Cabral, Pezão e Crivella.

Comunicação

Crivella, aliás, publicou um decreto recente dando plenos poderes ao subsecretário Daniel Pereira. A área de Comunicação da prefeitura do Rio estava subordinada ao chefe da Casa Civil, Paulo Messina.

Índia no samba

Sônia Guajajara, candidata a vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), desfilará na Paraíso do Tuiuti. Virá no último carro. O enredo é sobre o Bode Ioiô, animal que, reza a lenda, foi eleito vereador em Fortaleza.

Fotografia

O fotógrafo Severino Silva será jurado da premiação e da mostra fotográfica “Mais amor por favor”, organizado pela Associação Cultural Movimento Territórios Diversos. As inscrições vão até 10 de janeiro. O evento será em 16 de fevereiro, no Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz.