Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Marketing por e-mail: 5 benefícios para empresas

Marketing por e-mail: 5 benefícios para empresas

Pode soar como um truísmo, mas no complexo mundo do marketing online, essa questão fundamental tende a se enredar em fios entrelaçados de complicações. Portanto, não é tão fácil determinar qual ferramenta de marketing vale a pena escolher e que nos trará mais clientes.

Essas escolhas não são fáceis, especialmente para o setor das PMEs. Abaixo, você vai conhecer os benefícios de escolher o email marketing. Tudo isso em relação às necessidades das pequenas e médias empresas.

1. O marketing para pequenas empresas trata da construção de relacionamentos

Embora vivamos em tempos completamente diferentes, uma coisa não mudou. Queremos comprar de empresas em que confiamos, conhecemos e gostamos. É uma reação natural que estejamos mais dispostos a comprar produtos de marcas que gostamos.

Para construir esse relacionamento, você precisa de uma conversa. Mensagem publicitária unilateral com base no “Compre agora!” pode ser opressor e desanimador.

No entanto, quando você executa o marketing por email, acaba diretamente em uma caixa de correio onde não há rolagem. Aí está a sua mensagem e a atenção do destinatário. Este é um bom lugar para criar a impressão de comunicação individual e construir um relacionamento com ele.

O que enviar em boletins informativos quando se dirige uma pequena e média empresa?

Ao enviar campanhas de e-mail para seus destinatários, você pode enviar vários tipos de conteúdo:

  • informações sobre novos produtos na empresa;
  • vários tipos de promoções de calçado masculino;
  • e-books de conteúdo educacional, infográficos etc.
  • convite para webinars e muito mais.

Você gradualmente se convence e aos seus produtos. Embora sua primeira campanha não traga um mar de clientes, ao mesmo tempo que constrói gradualmente o marketing por e-mail em sua pequena empresa, você verá os resultados em troca de seu trabalho.

Além disso, usando a personalização e segmentação de destinatários de acordo com preferências específicas, você constrói uma mensagem sob medida para as necessidades do cliente.

2. Custos e tempo limitados em pequenas e médias empresas

Todas as empresas lidam com essas duas questões, mas, como mencionei antes, isso afeta principalmente as pequenas e médias empresas. A escolha de canais e ferramentas de marketing é enorme e mais difícil é apostar num bom cavalo.

Então, por que você deve gastar seu precioso tempo e dinheiro no desenvolvimento de seu banco de dados de mala direta e no envio de boletins informativos?

Ao contrário do que parece, aprender uma ferramenta de marketing por e-mail não levará muito tempo. Se no início de sua jornada você escolher uma ferramenta intuitiva que possa implementar com relativa facilidade, será mais fácil para você.

Algumas ferramentas de marketing por email oferecem soluções prontas. Graças a isso, você não precisa terceirizar muitas coisas para freelancers, porque você mesmo poderá fazer isso.

3. Efeito concreto para o esforço investido

Se já investe tempo na construção de uma base de dados de email, envio de newsletters e comunicação regular com os destinatários, está definitivamente interessado na questão do retorno do investimento.

Uma pesquisa mostra que o marketing por email é responsável por até 20% das transações de comércio eletrônico. Por outro lado, o envio da correspondência custa literalmente alguns centavos para um destinatário.

Uma grande vantagem do email marketing, executado por um sistema de mailing profissional, é o acesso a relatórios, onde você vai descobrir qual foi a taxa de abertura da campanha (capacidade de abertura), CTR (taxa de cliques) e após definir os parâmetros adequados em Google Analytics – o que é a conversão.

Tudo isso permite controlar melhor, analisar suas atividades e melhorá-las sistematicamente.

4. Por que marketing por email? A mídia social sozinha não é suficiente?

62% das empresas do setor das PME escolhem o seu próprio canal nas redes sociais e atividades orgânicas (gratuito). Na verdade, esse é um padrão na promoção de pequenas empresas, mas recomendo que você estenda essas atividades ao e-mail.

Porque? Porque, ao contar apenas com a mídia social, você constrói seu negócio em um canal onde algoritmos desconhecidos e em constante mudança têm um impacto em sua visibilidade. O jejum orgânico atinge uma média de 2 a 6% de seus fãs. É como trabalhar duro para plantar 100 arbustos e apenas alguns deles cresceriam.

No marketing por e-mail, por outro lado, você pode contar com uma taxa de abertura média de cerca de uma dúzia até 30-40% e é a sua contribuição para construir uma comunidade engajada ao seu redor. Você tem autonomia real – você não está sujeito a nenhum algoritmo aqui. E o banco de dados de correspondência coletado pertence a você.

Além disso, se o seu perfil de mídia social for temporariamente bloqueado, atacado ou mesmo excluído por algum motivo, você perderá todo o seu trabalho e o acesso à comunidade.

5. Promova seu marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que consiste na criação e distribuição regular de conteúdo atraente e útil, projetado para interessar os destinatários a fim de persuadi-los a agir (Wikipedia).

É uma equação simples. Os destinatários desejam ler, assistir a um conteúdo valioso de uma determinada categoria = você deve criá-lo.

O marketing de conteúdo tem muitas vantagens, sendo as mais importantes:

  • baixo custo em comparação com outros tipos de publicidade;
  • aumentando o tráfego do site;
  • Conteúdo = SEO: posição superior da página nos mecanismos de pesquisa;
  • aumentando as vendas;
  • aumento da confiança do cliente.

Por outro lado, o email marketing é um canal muito bom para promover o seu conteúdo. Graças a isso, você evita uma narrativa típica de vendas em boletins informativos, educa os destinatários sobre seu produto e gradualmente os move para baixo no funil de vendas.