Mandioca rende diversos produtos e pode ser consumida em do café da manhã ao jantar. Clique nas fotos e veja receitas
Há tempos a tapioca é uma queridinha das musas fitness e das dietas por aí. Mas esse é apenas um dos produtos feitos a partir da mandioca. No quesito nutrição, a mandioca se destaca por ser rica em vitamina C. Também é fonte de carboidratos e, portanto, fonte de energia, e não contém glúten.
“Comparando a mandioca com o trigo, que é um cereal e também é fonte de energia, a vantagem é que ela pode ser consumida por celíacos e intolerantes ao glúten”, comenta a nutricionista Renata Migueis.
A raiz também é uma aliada de quem pratica exercícios físicos. Antes de partir para uma corrida, por exemplo, é indicado comer uma tapioca. O alimento vai fornecer energia para a atividade.
Leia mais: Qual a melhor dieta para cada exercício?
Entretanto, vale ficar alerta. A tapioca é interessante como um pré-treino e também para quem tem algum problema em relação ao glúten, mas também é calórica. Ela contém nutrientes diferentes de um pão, mas também é um carboidrato e, se exagerar, vai sentir mudanças na balança.
Leia mais: 6 razões para entender o porquê de você estar engordando e ganhando barriga
E 22 de abril é o dia da mandioca. Aproveitando a data e os benefícios da raiz, selecionamos dicas e receitas para você incluir a mandioca na alimentação.
Do café ao jantar
Por produzir uma variadede grande alimentos, é possível consumir mandioca em qualquer refeição. Veja algumas sugestões:
Café da manhã: tapioca; mandioca cozida; pão de mandioca.
Almoço e jantar: mandioca assada; nhoque de mandioca; escondidinho; purê.
Sobremesas ou lanches: sagu; bolos; cremes e pudins.
Receitas
Que tal incrementar o cardápio com a mandioca? Veja algumas receitas:
Purê de Mandioca ao Alho e Limão
Pizzoca de Rúcula com Tomate Seco