Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mandíbula: quais são as partes + cirurgia para corrigir desvios e dor

Mandíbula: quais são as partes + cirurgia para corrigir desvios e dor

Os ossos da mandíbula, na verdade, é um osso único dividido em seções que compõem a parte móvel e inferior do rosto. Nele ficam fixados os dentes de baixo da arcada dentária que se articula com o crânio pela articulação temporomandibular.

Os problemas relacionados a inflamação, estalos, incômodos e dor na mandíbula podem estar relacionados a DTM, sigla para desordem da articulação temporomandibular.

As soluções podem envolver tratamentos mais simples como usar uma plaquinha noturna até os mais complexos como a cirurgia ortognática.

Quer entender melhor quais são os ossos da mandíbula e quais são as soluções para corrigir alterações nesta área do rosto? Continue lendo e saiba mais!

O que é mandíbula?

A mandíbula é a parte inferior e móvel do rosto com um formato simétrico que lembra o de uma ferradura. Quando abrimos e fechamos a boca é o osso da mandíbula que se movimenta.

Frente e lateral do osso da mandíbula.

Além do movimento de abre e fecha, o osso da mandíbula também se articula com os músculos faciais para auxiliar a mordida e a mastigação.

É por isso que nela estão contidas as 16 cavidades onde ficam os dentes inferiores da arcada dentária.

Quais são os ossos da mandíbula?

Como explicamos na abertura do post, os ossos da mandíbula são divididos em partes, mas a estrutura óssea é uma só.

As principais partes do osso da mandíbula são:

  • Ramo (dividido em apófise coronoide e apófise condilar);
  • Corpo da mandíbula (parte frontal do osso);
  • Processo alveolar (onde se fixam os dentes inferiores);
  • Forame (buraco) mandibular (na partes traseira);
  • Forame mentual (“furinhos” na parte frontal);
  • Linha oblíqua da mandíbula;

Visualização frontal das partes da mandíbula.

Qual a diferença entre maxilar e mandíbula?

Agora que você sabe o que é e quais são as partes da mandíbula pode estar se perguntando onde fica então o maxilar.

É comum as pessoas confundirem e dizerem que estão sentindo dores ou estalos no maxilar enquanto seguram a mandíbula.

Fato é que o maxilar e a mandíbula são partes diferentes. Enquanto a mandíbula é a parte inferior e móvel, o maxilar ou maxila é um osso fixo na parte superior do rosto.

No maxilar ficam os dentes superiores e o osso também auxilia na formação de um pedaço do palato, da cavidade do nariz e da órbita ocular.

Dessa forma, não sentimos dor no maxilar. Geralmente, esse desconforto vem de alterações na articulação temporomandibular ou de anomalias no crescimento ósseo que tem causa genética.

Quando sentir dor na região já sabe: procure um dentista para avaliar as causas do problema e conseguir fazer o tratamento corretamente.

Dor na mandíbula: o que pode ser?

Um dos problemas mais comuns que envolvem dor na mandíbula é o bruxismo.

Quem tem esse quadro tende a apertar ou ranger os dentes quando mastiga ou até mesmo quando está dormindo.

As dores latejantes e desconfortáveis podem acontecer devido ao estresse, depressão, entre outros fatores.

O tratamento envolve o uso de uma plaquinha para ajudar a diminuir a tensão entre os dentes. A aplicação de ácido hialurônico e do botox também estão entre as possibilidades de terapia para esse caso.

De um problema mais “simples”, temos outra alteração no osso da mandíbula que pode deixá-la torta, retraída ou mais projetada.

Esses casos influenciam tanto na parte funcional quanto na estética do rosto e exigem uma cirurgia para corrigir a mandíbula.

Cirurgia ortognática para corrigir mandíbula

A cirurgia para corrigir mandíbula é chamada de cirurgia ortognática. Quando um problema como a mandíbula torta, por exemplo, é diagnosticado, o quadro não se resolve apenas com o uso do aparelho ortodôntico.

Nesse caso, o problema é diretamente no osso da mandíbula e para que ele seja resolvido é preciso posicioná-lo no lugar correto.

A cirurgia ortognática é parte de um tratamento complexo que precisa ser seguido à risca pelo paciente e bem orientado pelo cirurgião-dentista.

O processo envolve:

  • o uso de aparelho ortodôntico, já que problemas no osso da mandíbula afetam a oclusão (encaixe da mordida);
  • a realização de exames de imagem para detectar o tipo de alteração;
  • a realização da cirurgia ortognática em si;
  • a fisioterapia facial após a cirurgia;
  • o uso de aparelho ortodôntico, se necessário, até a finalização do tratamento.

Como é feita a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é feita na parte interna da boca para reposicionar o osso da mandíbula no lugar adequado.

É um processo bastante invasivo, mas que não deixa marcas no rosto, sendo raras as interferências que precisam de cortes externos.

O cirurgião-dentista “solta” o osso da mandíbula e depois faz a fixação novamente com o auxílio de pinos e placas de titânio.

Cirurgia ortognática: antes e depois.

Pós-operatório

O aparelho ortodôntico usado na preparação para a cirurgia ortognática pode ser mantido ou não no pós-operatório, dependendo do quadro, assim como outros procedimentos como implantes dentários ou intervenções estéticas para auxiliar na parte final do tratamento.

Nessa etapa, acontecem a maioria das limitações, como manter repouso, não mexer a boca, alimentação exclusivamente líquida e fisioterapia.

Qual o tempo de recuperação?

A cirurgia é um procedimento definitivo para a resolução de problemas no osso da mandíbula e o paciente se recupera totalmente em até seis meses.

Depois de 30 dias da cirurgia ortognática, já é possível retornar às atividades normais, mantendo o acompanhamento com o cirurgião-dentista.

O resultado final é notável e traz melhorias perceptíveis para o rosto e para o sorriso dos pacientes.

Quanto custa uma cirurgia para corrigir a mandíbula?

O custo da cirurgia ortognática para corrigir a mandíbula varia de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

Entre os fatores que influenciam o valor do tratamento estão o tipo de desvio, o tempo de tratamento do aparelho ortodôntico, exames de imagens, entre outros fatores.

Por isso, é importante ter um profissional qualificado e com experiência nesse tipo de cirurgia para que o orçamento inclua tudo que será necessário.

Assim, você não leva nenhum susto com o valor e também não precisa se preocupar com despesas inesperadas. Boa sorte!

Este post foi escrito especialmente para o blog do Vavá Luz e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar os benefícios da correção de deformidades dento-faciais a partir da cirurgia ortognática.