Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mais de 51,4 mil doses aplicadas no Dia D da Campanha de Multivacinação e Poliomielite

No Dia D da Campanha de Multivacinação e Poliomielite, no último sábado (17), foi aplicado um total de 51.423 doses, sendo 12.010 da pólio (oral e injetável), 31.639 do calendário básico e 7.774 doses de covid. O objetivo é reconquistar as altas coberturas vacinais e atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade e realizar a campanha indiscriminada contra a pólio para crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

 

De acordo com os dados referentes ao Dia D, os municípios que mais vacinaram contra a pólio foram João Pessoa, Campina Grande, Patos, Mamanguape e Bayeux. Já os que mais vacinaram com as doses do calendário básico foram João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Bayeux e os que mais vacinaram contra a covid foram João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Sousa e Pedras de Fogo.A gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Talita Tavares, avalia a ação: “Ter mais um momento do dia disponível para atualizar a caderneta sempre traz bons resultados. A Paraíba vem, desde junho, realizando por mês um Dia D e a cada evento aplica mais de 50 mil doses. Isso mostra que ainda temos muitas crianças a vacinar, por isso, vamos continuar com estratégias como ampliação do acesso, busca ativa e ampla divulgação para melhorar as coberturas”, disse.

A Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite será encerrada no próximo dia 30 de setembro. Mesmo após o encerramento, a vacinação permanecerá em todos os mais de 1000 postos espalhados por todos os 223 municípios paraibanos.