Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o discurso interrompido por uma queda de energia nessa sexta-feira (19), durante a cerimônia de inauguração da Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A falha técnica ocorreu enquanto o petista falava ao público e acabou provocando reação de irritação por parte do chefe do Executivo.
Imagens da transmissão oficial mostram que Lula discursava havia cerca de nove minutos quando o áudio começou a falhar. Em seguida, ele bateu com a palma da mão no equipamento para verificar se o microfone funcionava. Logo depois, o telão de LED posicionado atrás do púlpito foi desligado. (continua)
Dinheiro esquecido nos bancos: na última atualização do ano, BC diz que 48,7 milhões de pessoas ainda têm valores a receber em bancos. Total é de mais de R$ 9 bilhões. Clique AQUI para ver.
(segue) Sem som, Lula aguardou alguns instantes, bebeu água e tentou retomar a fala, mas o problema persistiu. O presidente então conversou rapidamente com Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, responsável pelo patrocínio do evento.
Após cerca de três minutos de interrupção, Lula deixou o microfone sobre o púlpito, fez um gesto com a mão esquerda, em sinal claro de contrariedade, e se retirou do palco.
Em nota enviada ao Poder360, a Itaipu Binacional informou que a interrupção foi causada por um contratempo técnico. Segundo a empresa, tratou-se de um “problema pontual”.
“Houve um problema pontual no gerador contratado para o palco e que seria substituído por um segundo equipamento, disponível no evento. O presidente já estava encerrando o discurso e decidiu descer para cumprimentar pessoalmente a plateia”, afirmou a usina.
A cerimônia marcou a entrega oficial da nova ponte sobre o rio Paraná, que conecta os municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai. A obra recebeu investimento de R$ 1,9 bilhão, com recursos dos dois países, e foi financiada pela Itaipu Binacional por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Com 760 metros de extensão, a ponte tem como objetivo reduzir o fluxo intenso de veículos na Ponte da Amizade, principal ligação terrestre entre Brasil e Paraguai. O evento ocorreu às vésperas da Cúpula do Mercosul, programada para sábado (20). (Foto: reprodução Youtube Poder360; Fonte: Poder360)
