Pular para o conteúdo

Lula faz cirurgia às pressas após sentir dor na cabeça; presidente está na UTI e médica paraibana acompanha

Lula faz cirurgia às pressas após sentir dor na cabeça; presidente está na UTI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma cirurgia de emergência após sentir dores de cabeça. Ele foi internado às pressas no final da noite dessa segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fez o procedimento para drenagem de um hematoma. Lula está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está bem, segundo o hospital.

De acordo com um boletim médico divulgado às 3h20 desta terça (10), Lula passou mal em Brasília e fez um exame de imagem após sentir dor de cabeça.

“A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”, informou o hospital.

Ainda segundo o boletim médico, “no momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”.

Acidente doméstico

Em outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o presidente bateu e teve um corte na cabeça, levando cinco pontos. Conforme boletim médico do hospital divulgado pelo hospital naquele momento, o acidente não foi grave e o presidente “poderia exercer suas demais atividades”. Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”.

Médica paraibana acompanha saúde de Lula na UTI; saiba quem é

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) foi internado e fez uma cirurgia às pressas na noite dessa segunda-feira (9). Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na unidade, uma médica paraibana acompanha o quadro do presidente ao lado do médico Roberto Kalil Filho.

Ana Helena Germoglio, 44 anos, é infectologista e natural de João Pessoa. Ela se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2005, e passou a morar em Brasília no mesmo ano durante a residência médica na Universidade de Brasília (UnB).

Em uma entrevista ao Metrópoles, em 2023, a paraibana informou que o convite para acompanhar a saúde de Lula partiu do médico oficial da Presidência da República nos dois governos anteriores de Lula, o ortopedista Cléber Ferreira.

“Foi um convite irrecusável. Nunca vislumbrei esse cargo, mas, para qualquer pessoa, servir ao presidente Lula é uma oportunidade única”, disse a médica na época.

Antes de integrar a equipe médica de Lula, Ana Helena trabalhou no Hospital Alvorada, Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e foi professora de pós-graduação em uma faculdade particular do Distrito Federal.