Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Livro do escritor e jornalista, Josélio Carneiro, terá novo lançamento nesta quarta-feira

 

Livro do escritor e jornalista, Josélio Carneiro, terá novo lançamento nesta quarta-feira

Memória – pare, olhe, escute, do jornalista, pesquisador e policial penal, Josélio Carneiro de Araújo, terá novo lançamento, desta vez nesta quarta-feira (13) às 10 horas, no auditório da CBTU João Pessoa. Um momento especial dedicado aos ferroviários da Paraíba.
A obra, com 224 páginas e dezenas de fotografias, sugere um embarque numa viagem no trem da memória afetiva de ferroviários, pensionistas e de todas as pessoas que viajaram de trem no passado quando esse transporte circulou na Paraíba com passageiros e cargas. O livro custa R$ 50,00.

O autor, filho, neto e sobrinho de ferroviários, nasceu na estação ferroviária de Pau-Ferro, distrito de Gurinhém, em 1961, morou por seis anos na estação de Sertãozinho e morou de frente à estação de Nova Cruz-RN. Seu pai, João Maria de Araújo (Dão), foi telegrafista e chefiou as estações de Pau-Ferro e Sertãozinho. Seu avô Manoel Maria, era maquinista e seu tio Jotão, telegrafista e agente de estação.

Nos Trilhos da Memória destaca estações revitalizadas, a exemplo de Duas Estradas, São João do Rio do Peixe, Borborema, Bananeiras e apela para as estações de Patos, Soledade, Guarabira, Alagoa Grande, dentre outras em ruínas, sejam restauradas e transformadas em biblioteca, casa de cultura ou museu do trem.

No lançamento o engenheiro João Carlos Dias Ferreira vai expor miniaturas de trens mostrando a evolução histórica. Haverá apresentação musical solo do saxofonista e arquivista da CBTU, Everaldo Chaves. O poeta e ferroviário Benjamim Apolônio, vai recitar poemas sobre estradas de ferro.

De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, o lançamento do livro na estação de trem da Capital é um presente para os ferroviários da ativa, aposentados, pensionistas e enche de orgulho a categoria.