Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LIVRO “CAIÇARA …CAMINHOS DE ALMOCREVES…” SERÁ RELANÇADO

Uma obra considerada de referência na historiografia municipalista da Paraíba estará novamente acessível aos leitores, o livro “Caiçara… Caminhos de Almocreves…”, de Severino Ismael da Costa (1924-1991) será relançado em edição fac-similar nesse sábado em João Pessoa. O relançamento da obra se dará em dois eventos, sendo o primeiro às 10:00h na Livraria do Luiz, onde a partir de então o livro ficará a venda, e às 20:30h no 16° Encontro dos Filhos e Amigos de Caiçara, que será realizado na área de lazer do Ministério Público, bairro de Água Fria.

O livro foi fruto de uma vasta pesquisa do autor, que foi prefeito de Caiçara (1955-1958), tabelião, coletor federal, auditor do Tesouro Nacional e professor universitário. O seu lançamento original se deu em 1990 e a obra recebeu muitos elogios de historiadores e escritores da Paraíba. O conteúdo do livro vai muito além da história da cidade, pois a apresenta dentro do contexto da história da Paraíba desde o princípio de sua colonização. O historiador José Octávio de Arruda Melo, autor de vários livros sobre história da Paraíba, o tem entre os três melhores livros municipalistas ao lado de “Brejo de Areia” (Horácio de Almeida) e “Itabaiana: suas histórias, suas memórias, de 1500 a 1975” (Sabiniano Maia), segundo ele além da riqueza do texto em geral, o livro foi de vanguarda ao abordar a história do cotidiano, tão em voga nos estudos atuais de história, mas pouco citado nos anos 1980. Segundo o historiador Deusdedit Leitão, “O trabalho não se ateve, apenas, aos padrões convencionais das monografias municipais, estendendo-se em oportunas considerações sobre a economia do município, sua vida religiosa, o folclore e as lendas”. Para o Dr. Waldemir Miranda (1903-2009), presidente da Academia Pernambucana de Letras e filho de Caiçara, “O livro é uma admirável reconstituição do passado desse município, na exemplaridade de uma interpretação amorosa, mas desapaixonada, fiel sobretudo à verdade encontrada”.

O livro também traz um inventário da genealogia das mais antigas famílias de Caiçara.

Vale ressaltar que até os anos 1950 o território de Caiçara abrangia os atuais municípios de Belém, Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz, Logradouro e parte de Sertãozinho, logo essa história abrange também parte da história dessas cidades.

Após mais de trinta anos o livro se tornou muito raro e os filhos do autor, treze no total, viam a necessidade de reeditá-lo, o que veio a ser feito esse ano, estando a frente desse projeto a sua filha Dra. Janete Ismael da Costa Macedo, ex-Procuradora Geral de Justiça da Paraíba.

Para o pesquisador e ativista cultural Jocelino Tomaz, presidente do Grupo Atitude, que desde 2005 desenvolve voluntariamente projetos educacionais e culturais em Caiçara, o livro mudou sua vida, o fez se interessar pela história da Paraíba, ampliar o seu senso de pertencimento à sua terra natal e adotar a missão de divulgar e ampliar o conhecimento da história de Caiçara.

A cidade é terra do ator Rafael de Carvalho (36 filmes, 5 novelas, 7 discos e vários cordéis); do maestro Joaquim Pereira, um dos maiores compositores de dobrados do Brasil e fundador da Orquestra Sinfônica da Paraíba; do Dr. Walderedo Ismael, um dos pioneiros da psicanálise no Brasil, do historiador Cônego Francisco Lima, do craque de futebol “Esquerdinha” e muitos outros. Atualmente a cidade se destaca a nível nacional no basquete e no voleibol. Uma curiosidade é que o município, que tem uma população de 7.200h hab., conta com mais de dez membros do Ministério Público da Paraíba.

O lançamento da Livraria do Luiz contará com as participações dos filhos e filhas do autor; do advogado José George Costa Neves, prefeito de Caiçara à época do lançamento e que não mediu esforços para a realização do projeto; do historiador José Octávio de Arruda Melo, um dos mais importantes escritores de história da Paraíba; e Jocelino Tomaz de Lima, pesquisador e ativista cultural caiçarense.

A Livraria do Luiz se localiza na Galeria Augusto dos Anjos, Praça 1817, n° 88, Centro, João Pessoa-PB. O exemplar do livro será vendido por R$ 40,00 (quarenta reais).

Outro evento também de lançamento da obra, na mesma data, às 20:30h, será o 16° Encontro dos Filhos e Amigos de Caiçara, na “Granja do Ministério Público”, bairro de Água Fria, João Pessoa-PB, o já tradicional evento é realizado pela Associação Beneficente “Severino Félix da Silva”, tendo sempre sua renda revertida em ações sociais na cidade de Caiçara. A festa será abrilhantada pelo grupo de forró pé-de-serra “João Salvador e Forró Matutos Teimosos” e a banda baile BS3. Informações e reservas pelo fone 98797-5651.

Em breve será realizado o lançamento dessa edição na cidade de Caiçara.