Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LEITOR DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS ESCREVE AO BLOG DO VAVA DA LUZ PEDINDO AJUDA

Olá, seu Vavá!

Peço que leia e se possível nos ajude a sermos ouvidos.

QUEREMOS TRABALHAR!

No dia 24 de julho deste ano, o concurso de São José dos Ramos completou 2 anos de homologação. Infelizmente, muitos dos aprovados dentro das vagas estão a mercê da própria sorte sem previsão ou expectativa de tomarem posse nos cargos que foram aprovados no concurso do referido município. Apesar de já ter se passado 2 anos, isso mesmo, são dois anos de concurso, o município não convocou, em alguns cargos, nem os primeiros aprovados. Muito menos apresentou um cronograma de convocação, como fazem os demais municípios que realizam concursos públicos. Contudo, observa-se facilmente a manutenção de contratos por excepcional interesse exercendo cargos que deveriam estar sendo ocupados por profissionais de carreiras. A final, estamos no Brasil que valoriza o mérito ao mais capacitado, não concorda?

Assim como eu, a maioria queimou as pestanas de tanto estudar para conseguir a tão sonhada aprovação e acredito que a gestão tenha tido tempo o suficiente para planejar as nomeações dos aprovados. Será possível que terminaremos esse mandato eletivo sem sermos convocados? O que justifica o município de São José dos Ramos manter tantos contratos quando há aprovados em um concurso público?

Após o retorno das atividades o município precisará capacitar e treinar servidores para lidar com a nova realidade pós-pandemia. Os servidores precisarão seguir protocolos de saúde, as instituições municipais, como postos de saúde, escolas e secretarias terão que capacitar e treinar os profissionais para essa nova realidade. Façamos a seguinte pergunta: É economicamente viável e inteligente capacitar servidores temporários para o retorno das atividades? Que, se deus quiser, serão normalizadas em breve. Ou é mais viável e inteligente capacitar os profissionais que aguardam a tão sonhada convocação e serão efetivados no município? O que pensa a gestão? O que pensa os órgãos fiscalizadores? O que pensa a sociedade?

Como visto, na imagem abaixo, o site Sagres On-line detectava em maio deste ano que o município mantinha 109  contratos e 85 cargos comissionados, quando havia um concurso prestes a completar 02 anos de homologação. Como pessoas desempregadas vão recorrer aos meios jurídicos para reivindicar o que conquistaram com tanto suor? Por que há municípios convocando aprovados em concurso, mesmo durante a pandemia, enquanto em São José dos Ramos não temos ao menos um cronograma de convocação?

 

image.png

Não estamos aqui usando tal espaço para fins de politicagem, tão pouco para tentar prejudicar alguém, mas para fazer um desabafo: Queremos trabalhar! 

Convoca, prefeito!