Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Justiça mantém provas do concurso da PM na Paraíba

As provas vão acontecer no domingo, dia 29 de outubro, no turno da tarde, com duração de 5h.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve para o próximo domingo (29) a aplicação das provas objetivas para o concurso com mais de mil vagas para Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (25) no pedido protocolado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a lei estadual que fixa o percentual para vagas de mulheres.

A PRG pediu, em caráter de liminar, que as provas fossem suspensas ‘até o efetivo julgamento do mérito desta ação direta de inconstitucionalidade ou até que seja divulgado novo edital do mesmo certame em que se assegure a candidatas do sexo feminino o direito de concorrer à totalidade das vagas ofertadas, livremente e em igualdade de condições com candidatos homens”.

Mendonça, no entanto, disse que não se faz necessário a cautelar antes do julgamento do mérito da questão.

Mesmo assim, o ministro pediu ao governador João Azevêdo (PSB) e à Assembleia Legislativa da Paraíba para que enviem, num prazo de cinco dias, as informações necessárias sobre o processo.

As provas vão acontecer no domingo, dia 29 de outubro, no turno da tarde, com duração de 5h.

Dos candidatos inscritos, 57.892 se inscreveram para a Polícia Militar, sendo 44.331 homens e 13.561 mulheres. Já para o Corpo de Bombeiros Militar, foram 5.306 inscritos, sendo 4.934 homens e 1.372 mulheres.

No total, são oferecidas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).

As cidades com o maior número de inscritos foram João Pessoa (23.427), Patos (11.673), Campina Grande (9.960) e Guarabira (4.475).

O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções.

Os candidatos aprovados no concurso vão poder escolher a regional que pretende prestar serviço. São quatro regionais na Paraíba, que tem sedes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.