Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João se preocupa com possível redução de vagas para a PB na Câmara

João se preocupa com possível redução de vagas para a PB na Câmara

Governador da Paraíba diz: “Vamos lutar para que a bancada seja mantida”

 

Governador João Azevêdo (Foto: Reprodução)
João Pessoa (PB) – Em uma declaração feita nesta segunda-feira (28), o governador João Azevêdo (PSB) expressou preocupação em relação à possibilidade de a bancada paraibana na Câmara dos Deputados sofrer um decréscimo de representantes na próxima legislatura. A preocupação surge em virtude da manutenção da atual regra que define o quantitativo de representantes por estado.

 

O governador destacou a importância de manter a representação parlamentar paraibana no cenário nacional e explicou os impactos negativos que a diminuição poderia trazer.

“Preocupante, essa é uma discussão que vem de alguns anos, e que mais uma vez é retomada. Vamos lutar para que nossa bancada seja mantida e evitar que não haja perdas na nossa representação”, observou o governador.

Caso não ocorram mudanças na legislação vigente, a bancada federal da Paraíba poderia diminuir de 12 para 10 representantes a partir do ano de 2027. Esse possível cenário teria também reflexos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde o número de deputados estaduais diminuiria de 36 para 30.

A discussão sobre o quantitativo de representantes por estado não é nova e gera debates acalorados há algum tempo. As possíveis reduções nas bancadas estaduais têm gerado preocupações entre os políticos locais, que veem nisso uma ameaça à efetiva representação de seus eleitores nos órgãos legislativos.

Do PB Agora-vavadaluz