Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João reúne ‘água e óleo’ na entrega de caminhões e equipamentos para agricultura familiar

João reúne ‘água e óleo’ na entrega de caminhões e equipamentos para agricultura familiar

O evento para a entrega de caminhões e equipamentos destinados à agricultura familiar pode dar uma medida da força política do governador João Azevêdo (Cidadania). No mesmo ‘palanque’, no Centro de Convenções, em João Pessoa, hoje (7), estiveram disputando espaço deputados federais e estaduais que transitam em campos políticos ideológicos bem distintos. Isso se não tivesse uma eleições no próximo ano batendo à porta.

É o caso dos federais Julian Lemos (PSL) e Frei Anastácio (PT). O primeiro tem se mostrado aliado do governador, principalmente depois do rompimento com o presidente Jair Bolsonaro. Com parte da direita ainda fiel ao bolsonarismo, ele tem buscado cativar novos espaços.

Já o petista, tem cumprido a pauta do partido em conquistar o apoio de João Azêvedo em nome do ex-presidente Lula (PT) para presidente em 2022. No evento de hoje, além de fortalecer a aliança, tinha a missão de publicizar que os benefícios foram conquistados pelo governo Dilma lá em 2013.

Paroquiais

Em disputa por território no Agreste paraibano, os deputados Tião Gomes (Avante) e Chió (Rede) também não perderam a oportunidade de estarem presentes em uma pauta tão importante para a região, principalmente ao lado do governador do estado.

Ainda no pacote eclético de lideranças que disputou espaço no evento, podemos listar o Republicanos, do deputado Jutay Menezes; o MDB, com Raniery Paulino; e o seu líder na Assembleia Legislativa, Wilson Filho, em vias de deixar o PTB. Além do ex-ricardistas ‘colados’ em João: Ricardo Barbosa e Adriano Galdino, de olho na vice.

Muitas águas ainda vão rolar até a formação das chapas para o pleito de 2022. Composições ecléticas, inclusive, nunca estão descartadas em alianças paroquiais, destoando do contexto nacional. Enquanto o xadrez político não é montando, ainda veremos a mágica da ‘água e óleo’ disputando o mesmo espaço, ainda mais quando a pauta ajuda e muito a população necessitada.

Incentivo

No evento de hoje, foram entregues 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de balanças eletrônica e de piso, freezer, computador, impressora, entre outros, a fim de promover a modernização das centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar.

A ação, fruto de convênio com o Governo federal, vai beneficiar 84 municípios vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS). O investimento totaliza recursos da ordem de R$ 9,9 milhões, com contrapartida do Estado de R$ 420 mil.