Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João Pessoa vai ganhar programa de reabilitação social para deficientes auditivos

 

João Pessoa vai ganhar programa de reabilitação social para deficientes auditivos – Foto de Marcus Antonius.

A cidade de João Pessoa vai ganhar um Programa de Reabilitação Social das Pessoas com Deficiência Auditiva. É o que prevê projeto de lei ordinária que está em tramitação na Câmara de Vereadores de João Pessoa e que foi apresentado pela vereadora Fabíola Rezende (PSB). O objetivo da proposta é atuar na recuperação e reintegração à vida social dessas pessoas.

 

Fabíola Rezende enfatiza que o novo programa deverá atuar na reabilitação e inclusão social em aspectos como orientação e mobilidade, atividade de vida autônoma e atendimento psicossocial de pessoas com deficiência auditiva. “A deficiência auditiva afasta a pessoa do meio social, isola, e a ideia é justamente criar meios para fazer ela ser realmente participante da vida da cidade”, comenta.

 

O projeto pretende, aponta Fabíola Rezende, que a Prefeitura de João Pessoa atue e elabore políticas em conjunto com entidades sociais sem fins lucrativos que trabalham no apoio e assistência às pessoas com deficiências auditivas. “A busca por um trabalho de união, envolvendo poder público e sociedade civil, é um dos objetivos do projeto que institui o programa”, relata a vereadora.

 

Fabíola Rezende acrescenta que através do programa complementares às já existentes podem ser elaboradas como a qualificação técnico de profissionais para atuar com portadores de deficiência auditiva, o desenvolvimento educacional mediante a Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outros.

 

De acordo com dados do Censo 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, o equivalente a 5,1% da população. Dentro deste universo, 1,7 milhão tem grande dificuldade de ouvir e 344,2 mil são surdos e os demais 7,5 milhões apresentam alguma dificuldade relativa à audição.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa: Clóvis Roberto (83) 99924-8334, com foto de Marcus Antonius.