Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João Pessoa, mais uma vez, é a única capital na lista dos Top 10 Melhores Destinos do Brasil

João Pessoa, mais uma vez, é a única capital na lista dos Top 10 Melhores Destinos do Brasil


Igreja de São Francisco. Fotografia: Dayse Euzébio, Kleide Teixeira e Assessoria PMJP

Por Fábio Cardoso

João Pessoa ficou em 6º lugar no ranking do Prêmio Melhores Destinos de 2022 e, mais uma vez, é a única capital na lista dos TOP 10 disputando com 90 cidades turísticas citadas em uma pesquisa realizada pelo site www.melhoresdestinos.com.br

Conforme os organizadores da pesquisa, a disputa foi bastante acirrada e pequenos detalhes definiram o ranking nacional. Participaram da votação cerca de 15 mil leitores, considerando as viagens realizadas no ano passado. A região da Chapada Diamantina, na Bahia, ficou em primeiro lugar, com uma nota 8,91 na média final dos quesitos avaliados como Custo-benefício, Atrações, Receptividade/Simpatia, Gastronomia e Segurança. A capital paraibana obteve a média 8,60.

De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o resultado da pesquisa revela a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor de Turismo da cidade, que teve um crescimento acelerado nos últimos dois anos, quando o prefeito Cícero Lucena assumiu a Prefeitura, colocando o setor como uma das prioridades da gestão municipal.

João Pessoa se destacou no quesito Receptividade e Simpatia, com média de 8,97; Preços e Custo-Benefício foram outros itens destacados com a média 8,55, mesma nota da Gastronomia. O custo, por sinal, foi o melhor avaliado entre todas as cidades, com a nota 8,6. As atrações da cidade tiveram a média 8,50, enquanto que o quesito sSegurança obteve a média de 8,43.

Na avaliação do secretário Daniel Rodrigues, apesar dos avanços, o trabalho continua acelerado porque a atividade turística é muito abrangente e os turistas estão cada dia mais seletivos e exigentes. Segundo ele, diversos projetos de melhoria da cidade estão em andamento em toda a estrutura administrativa municipal, pois o projeto para desenvolver a atividade depende de ações compartilhadas como nas áreas de segurança, limpeza urbana, acessibilidade e capacitação.

“Estaremos intensificando a promoção do destino, ampliando o calendário de participação nas principais feiras de Turismo no Brasil e exterior, assim como promovendo cursos de capacitação de mão de obra, inclusive, criando cursos de línguas inglesa e espanhola, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), através do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), entre outras ações”, pontuou o secretário.

 

Capital mistura tranquilidade e beleza- Jampa, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos e muitos coqueiros, é um convite a andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.

Edição: Andrea Alves
Fotografia: Dayse Euzébio, Kleide Teixeira e Assessoria