Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João Azevêdo inaugura Centro de Referência da Renda Renascença e destina R$ 760 mil a rendeiras pelo Empreender-PB

25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (4).JPG
DSC_0782-2.JPG
DSC_0802.JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (2).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (21).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (20).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (18).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (17).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (16).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (14).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (11).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (12).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (9).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (10).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (8).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (7).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (5).JPG
25.11.2021 Governador inaugura Crença em Monteiro (1).JPG

O governador João Azevêdo inaugurou, na noite desta quinta-feira (25), em Monteiro, no Cariri paraibano, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença). O espaço, um sonho antigo de cerca de 3 mil rendeiras, será fundamental na preservação da tipologia, que é símbolo da região, promovendo o desenvolvimento cultural, turístico e econômico. O Governo do Estado ainda destinou R$ 760 mil para as rendeiras, por meio do Programa Empreender-PB. 

A solenidade de inauguração do Crença teve como ponto alto o desfile da coleção #SomosTodosParaíba, resultado das consultorias ministradas pelo renomado estilista Ronaldo Fraga e inspirada na obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares. Quem prestigiou o evento se emocionou ainda com a trilha sonora interpretada pela cantora Sandra Belê, com clássicos da música nordestina e do cancioneiro popular. 

Para o governador João Azevêdo, a criação do Crença vem coroar uma série de vitórias do artesanato paraibano, resultado dos investimentos do Governo do Estado no segmento. “Esse espaço é o coroamento de um projeto que foi pensado, detalhado e construído por muitas mãos, desde a sua concepção. Realizamos um grande desfile em João Pessoa, fruto da capacidade, da inteligência do grande Ronaldo Fraga. Posteriormente, conseguimos levar a renda renascença para fazer a abertura do São Paulo Fashion Week, levando a renda renascença para o mundo. Agora chega o momento de coroar esse projeto, que representa toda uma região, num belíssimo prédio e num local extremamente digno”, ressaltou João Azevêdo, agradecendo a parceria com a Prefeitura Municipal de Monteiro. 

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, destacou a importância do Crença na preservação da renda renascença. “Em primeiro lugar, estou muito feliz com esse sonho, que hoje se torna realidade – e tenho certeza de que é o sentimento de todos nós. O Crença é o grande estímulo que faltava para que essas mulheres guerreiras do Cariri paraibano seguissem transmitindo esse grande legado cultural, que é a renda renascença”, comentou, destacando que os municípios de Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre e Zabelê, que integram o arranjo produtivo, também serão beneficiados.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, também lembrou que a parceria com o Governo do Estado na implantação do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato beneficia toda a região. “Se Monteiro se desenvolve, Sumé e Serra Branca, por exemplo, também se desenvolvem. Então, só temos a agradecer ao governador João Azevêdo e à primeira-dama Ana Maria Lins que, desde o início, acreditou neste projeto e o levou até o governador”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que a instalação do Crença no Centro de Monteiro simboliza uma série de investimentos do Governo do Estado no artesanato paraibano. “O governador João Azevêdo, ao lado da primeira-dama Ana Maria Lins, não tem medido esforços no fortalecimento do artesanato paraibano, e esse lindo prédio é uma prova viva desse apreço de João Azevêdo pelo segmento. A ideia é que a gente tenha aqui um laboratório permanente de inovação da renda renascença e do artesanato como um todo”, afirmou. 

O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, classificou a inauguração do Crença como um dia histórico para a região do Cariri. “É um dia histórico porque o Centro de Referência da Renda Renascença nasceu de uma grande iniciativa, com a liderança da primeira-dama Ana Maria Lins, que visitou os cinco municípios que produzem a renda renascença; as visitas foram a inspiração para a concepção deste projeto, que vai gerar muitos frutos para toda essa região”, frisou.

A solenidade de inauguração do Crença foi prestigiada pelos deputados estaduais Chió e Pollyanna Dutra, assim como por prefeitos do Cariri e de outras regiões. Auxiliares do Governo do Estado, como o secretário executivo da Cultura, Milton Dornellas; o presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Pedro Santos; a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino; e o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, também compareceram ao evento, prestigiado pela população de Monteiro e de municípios vizinhos. 

O diretor-técnico do Sebrae, Luiz Alberto, afirmou que o Crença consolida uma longa trajetória da renda renascença. “Eu convivo com a região do Cariri há muito tempo e tive a honra de gerenciar um projeto que começou a levantar, a trazer as rendeiras para uma nova visão de negócios. Por isso a inauguração deste espaço é uma grande satisfação pessoal, mas também institucional”, destacou, lembrando as parcerias do Sebrae com as rendeiras, as prefeituras municipais da região e o Governo do Estado. 

A gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, não tem dúvidas da importância do Crença para a renda renascença. “Além de ser uma grande vitrine, que é o artesanato, que é a principal cadeia produtiva do artesanato do Cariri paraibano, será também o grande portal de capacitação, inovação e tecnologia para o melhoramento da produção, do design, do modelo de negócio, entre tantos outros benefícios que este espaço pode proporcionar não só para a renda renascença, mas para outras atividades”, disse. 

Por vídeo, o estilista Ronaldo Fraga deixou sua mensagem às rendeiras: “Meu muito obrigado pela confiança, meu muito obrigada por todo o amor com que essa terra sempre me recebeu. Daqui a pouquinho, estou aí”, disse, classificando o Cariri paraibano como o “epicentro da renda renascença”. 

Um sonho coletivo – Localizado em um prédio histórico, no Centro de Monteiro, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato será o estímulo de que as cerca de 3 mil rendeiras precisavam para esse fazer artesanal que, há séculos, encanta o mundo.

O governador João Azevêdo afirmou que, além de fortalecer a cultura, o equipamento vai gerar grandes oportunidades para as artesãs. “Não há dúvidas do valor cultural do artesanato, mas ele é também um grande fator de geração de renda e ocupação. E é justamente com essa visão que o Governo que eu represento não tem medido esforços no fortalecimento de um segmento que tem potencial de incluir, de oferecer dignidade a centenas de famílias, que é o artesanato”, comentou.

Mais que um espaço de capacitação e de comercialização da renda renascença, o Crença representa a concretização de um sonho coletivo, como lembrou a presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano e primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins: “Quando visitei os cinco municípios que produzem a renda renascença aqui no Cariri, ouvi as reivindicações das rendeiras, que se queixavam das poucas vendas e, principalmente, da falta de incentivo para continuar com essa arte, que é a renda renascença. Foi aí que tivemos a ideia de criar um espaço dedicado à renda renascença, num sonho sonhado por todo mundo, por todas nós”, contou.

A ação do Governo do Estado na implantação do Centro de Referência da Renda Renascença de Monteiro vai beneficiar toda a região do Cariri paraibano, como o município de Camalaú, onde nasceu a rendeira Maria Idalina. “A gente recebe esse espaço com muita alegria, pois sabemos da importância da divulgação para aumentar nossas vendas. Foi uma iniciativa muito louvável do governador João Azevêdo e da prefeita Lorena”, disse.

De São Sebastião do Umbuzeiro, a rendeira Regina Gomes fala com orgulho da entrega do Crença. “A gente não podia estar mais feliz. Quero agradecer a Deus, primeiramente, e a João Azevêdo, que tem dado essa grande força para todas nós, ao lado da primeira-dama. Quero agradecer também a Aristeu Chaves que, com o Procase, não nos desamparou durante a pandemia”, finalizou.