Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João Azevedo celebra decisão da Justiça e fim do racionamento em CG: “Reconhecimento técnico”

“Foi um reconhecimento aos argumentos técnicos apresentados”, a celebração é do secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, após a decisão do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíbae o anuncio do governador Ricardo Coutinho (PSB), no fim da tarde desta sexta-feira (25), de encerrar imediatamente o racionamento em Campina Grande e região.

“Foi um reconhecimento dos argumentos apresentados, argumentos técnicos, baseado em dados reais levantados pela Aesa, pela secretaria, Cagepa, Agência Nacional de Águas, além de a resolução da ANA que tínhamos desde julho nos autorizando a fazer esse procedimento. Decidimos fazer em agosto justamente por causa do acúmulo de água que precisava acontecer na barragem de Boqueirão. Foi um restabelecimento baseado em dados apresentados”, disse.

Questionado sobre o volume baixo do açude de Boqueirão (8,2%), em que pese tenha deixado o volume morto, no inicio desta semana, Azevedo sentenciou: “Não existe um número de volume considerável. Tecnicamente não buscamos. Buscamos uma condição de atendimento”.

Campina Grande e região sofre com o regime de racionamento desde o mês de dezembro de 2014, quando o açude de Boqueirão apresentou menos de 2,8% da sua capacidade máxima. O manancial só voltou a receber recargas significativas de água depois da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, em abril deste ano.