Pular para o conteúdo

João Azevêdo anuncia chegada de equipamento que fará a construção da fundação da Ponte do Futuro

  • por

O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) anunciou a chegada do equipamento que fará a construção da fundação da Ponte do Futuro, que ligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena. A obra tem o objetivo otimizar o trânsito na região, melhorando a logística. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (10), durante o Programa “Conversa com o Governador”, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara FM.

O Chefe do Executivo Estadual também afirmou que o cronograma das obras está dentro do prazo previsto, com conclusão para o último trimestre de 2026. “As obras já estão acontecendo, na área de Santa Rita já tem quilômetros de faixa de limpeza de terreno por onde será feito a ligação da ponte com a BR 101 já executado, são muitas máquinas que estão do outro lado da ponte, é o lado aonde uma faixa toda de execução já está devidamente feita a limpeza para que a gente possa atuar. Então tem muito serviço já feito. Chegou também o equipamento que fará as fundações da ponte e está dentro do cronograma previsto. A construção da ponte do futuro já é uma coisa presente”, explicou.

O projeto prevê a construção de duas pontes: A primeira ligará a BR-230 à BR-101 Norte e contará com uma pista de 7,2 metros, calçada de 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros. Já segunda ponte terá 420 metros e será erguida sobre o Rio da Guia, em Lucena. Além disso, incluirá um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea.

Ponte do Futuro

As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.

O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.

Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *