Ex-deputado do Psol, que está na Europa, afirmou ainda que o presidente nunca o tratou como um adversário político, mas como um inimigo; veja

Jean Wyllys
Reprodução/TV Globo

Jean Wyllys criticou o presidente Bolsonaro durante entrevista ao programa Conversa com Bial, na TV Globo

O ex-deputado Jean Wyllys (Psol) afirmou que um dos motivos para que ele tenha abandonado o mandato neste ano e saído do País é que, ao seu ver, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), jamais o tratou como um adversário político, mas como inimigo. Além disso, Wyllys disse que não se arrepende de ter cuspido no então deputado federal em 2016 na Câmara.

“Uma das razões de eu ter deixado o mandato foi que eu teria quatro anos de um mandato reativo, não seria propositivo”, afirmou Jean Wyllys . “O presidente nunca me tratou como adversário, me tratou como inimigo”, completou. 

As declarações do agora ex-deputado foram feitas durante uma entrevista ao programa Conversa com Bial , da TV Globo , que foi ao ar na noite desta quinta-feira (11). No mesmo bate-papo, Wyllys disse que pretende estudar em Berlim, na Alemanha, como o discurso de ódio impacta no modo de vida das pessoas.

Para ele, inclusive, o nome de Bolsonaro remete a esse tipo de discurso. O psolista afirma que não se arrepende do episódio em que deu uma cuspida em Bolsonaro na Câmara dos Deputados, durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, porque “era um acúmulo de xingamentos, de anos de assédio moral, de violência” de Bolsonaro contra ele.

“Não me arrependo de nada, tenho orgulho e tem uma explicação para isso. Vivíamos um momento tenso no país, antes de mim, por ordem alfabética, votou Jair Bolsonaro e ele elogiou um torturador. Para completar, eu proferi meu voto e quando voltei ele disse ‘queima rosca’, como se fosse um garoto”, lembra Wyllys.

“Olhei e vi que era ele, aí fui tomado por um transe, aquela figura me enojava tanto, que foi a reação que eu tive. Eu jamais cuspiria na cara de uma pessoa em condições normais, mas era um acúmulo de xingamentos, de anos de assédio moral, de violência contra mim, de tudo. Naquele dia, foi demais e eu explodi”, conta. 

Wyllys chegou a ser eleito para o seu terceiro mandato como deputado federal, mas decidiu renunciar e deixar o País. A principal razão para essa tomada de decisão foram ameaças de morte que o então deputado vinha sofrendo. A Bial, ele afirmou que, mesmo depois de decidir sair do Brasil, ainda recebeu duas ameaças.

Jean Wyllys ganhou notoriedade ao participar e vencer a quinta edição do reality show “Big Brother Brasil”, em 2005. Cinco anos depois, foi eleito deputado federal pelo Psol do Rio de Janeiro. Em 2014, foi reeleito como o sétimo mais votado do estado. Já em 2018, ele conseguiu a última vaga na Câmara, impulsionado pelos votos ao colega de partido Marcelo Freixo.