Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ITACOATIARAS DE INGÁ, A AMADA PEDRA MAL AMADA (porvavadaluz)

ITACOATIARAS DE INGÁ, A AMADA PEDRA MAL AMADA

 

Pois muito bem, quero aqui depois de matutar bem muito, falar um pouco sobre a Pedra do Ingá, as famosas e internacionais Itacoatiaras de Ingá, meu xodó.

Como o primeiro patrimônio histórico rupestre tombado no País, deveria, ser o mais preservado, o mais focado pelas autoridades das três esferas, entretanto se foi o primeiro tombado, foi também o primeiro esquecido.

Mas o que acontece com aquele monumento, é , como ele, um enigma, por ser aquelas inscrições rupestres as únicas que a ciência não conseguiu datar, traduzir, e que civilização foi a autora, ninguém consegue também explicar o porquê dela despertar tanto interesse em conhece-la e tão pouca vontade em ajuda-la.

E são escritores, cientistas, artistas, políticos, curiosos, estudantes, professores, empresários, ufólogos, geólogos, comerciantes, enfim todas as classes sociais visitam aquele monumento histórico, tiram uma foto e só.

Na cidade mesmo onde ela fica incrustada, INGÁ PB, é comum o nome Itacoatiaras em postos de combustíveis , lojas, bares, restaurantes, quando não o nome, o símbolo, dando uma impressão clara do AMOR que se tem por aquele parque.

Não lhes faltam Padrinhos, pseudos defensores como por exemplo , uma jazida de granito verde esmeralda que foi descoberta aqui na Serra do Cruzeiro foi interrompida pela curta distância daquele monumento, a linha de transmissão realizou um estudo minucioso para sua passagem ser bem longe da pedra, e assim são incontáveis os seus defensores que muitos nem as conhece.

Agora mesmo por exemplo na instalação de um Matadouro Publico na cidade, os proprietários desapropriados entraram na justiça não por causa de suas terras, mas alegam as proximidades da Pedra que eles tanto amam.

Agora eu pergunto dois pontos : Vocês já ouviram falar se dessa lista de que mencionei acima alguém tenha feito alguma doação pra sua amada Pedrita? quer seja de material de limpeza, de lixeiras, etc… algo que venha a melhorar a qualidade daquele amado local ?.

Não meus amigos, o que existe muito é HIPOCRISIA, a pedra que já é escanteada por não angariar votos, não é só uma obrigação pública não, moradores tem sim não só um dever de ordem moral como uma obrigação integra social de chegar junto e suprir dentro de suas possiblidades pequena necessidades.

Mas lamentavelmente é mermim assim como esse escriba tá falando a Pedra de Ingá continua sendo a amada mais mal amada do Brasil.

Nota do editor : Como exceção lembro que a Sra Rosangela da Alpargatas fez doação de mesas e cadeiras e Emilia da ALUMASA doou material de limpeza e ze finin