Pular para o conteúdo

ISSO SIM, EU CHAMO DEMOCRACIA DO LAR – Presidente do Senegal toma posse com duas primeiras-damas

Compartilhe

Polígamo, Bassirou Diomaye Faye é casado há 15 anos com Marie Khone, com quem tem quatro filhos, e há cerca de um ano com Diomaye Faye.

O presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, tomou posse na terça-feira, 2, acompanhado das duas primeiras-damas: Marie Khone, com quem tem quatro filhos e é casado há 15 anos, e Absa Faye, com quem tem quatro filhos e é casado há 15 anos, e Absa Faye, com quem trocou alianças há cerca de um ano. No país, 95% da população é muçulmana, segundo o Centro Berkley para Religião, Paz e Assuntos Mundiais da Universidade Georgetown. Com base no Alcorão, livro sagrado para os adeptos ao islamismo, homens podem firmar o matrimônio com até quatro mulheres caso tenha condições financeiras para tanto, segundo a Veja.

De mãos dadas com a dupla, o líder senegalês foi aplaudido de pé por apoiadores na cerimônia. Em entrevista ao jornal The Malta Times, o ex-ministro da Cultura e professor de história Penda Mbow explicou que a dose dupla implicará na revisão de “todo o protocolo” presidencial, de forma a incluir ambas na função de primeira-dama. Não parece ser problema para Bassirou. Durante a corrida presidencial, ele afirmou que tinha “esposas maravilhosas” e “muitos lindas”, acrescentando que dava “graças a Deus” pelo apoio das duas.