Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INSS surpreende a todos e anuncia nova idade de aposentadoria; Veja

INSS surpreende a todos e anuncia nova idade de aposentadoria; Veja

Os trabalhadores brasileiros são novos na tão esperada aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mudanças foram trazidas pela reforma da Previdência em 2019, com mudanças graduais. Veja como será em 2023.

As novas idades necessárias são: 58 anos de idade e 30 anos de assinatura para mulheres, e 63 anos de idade e 35 anos de assinatura para homens. Apesar disso, cabe ressaltar que as regras de transição foram criadas para garantir o direito daqueles que já estavam prestes a receber benefícios de aposentadoria.

Nova idade de reforma em 2023
Existem vários tipos de aposentadoria e cada trabalhador precisa estudar sua própria situação em profundidade para reivindicar o benefício em tempo hábil. Só assim ele será capaz de aproveitar ao máximo a aposentadoria, garantindo o melhor valor de conversão a cada mês.

Muitos trabalhadores precisam contar com a ajuda de especialistas no assunto, como contadores, que analisam todo o histórico de trabalho e podem aconselhar sobre que tipo de aposentadoria é mais benéfica para cada caso, principalmente quando se considera a nova era que muda após a aposentadoria.

Além disso, o site do INSS oferece uma calculadora que ajuda nesse processo. Ao fornecer alguns dados pessoais, além do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), os trabalhadores podem simular o tempo restante até a aposentadoria. A simulação é gratuita e muito simples.

Viu como se candidatar?
Quem tiver certeza de que atende às regras e agora é o melhor momento para se candidatar, o pedido de aposentadoria pode ser enviado através do site ou aplicativo My INS.

Aqui estão as instruções passo a passo:

  • Faça login no site ou app do INSS e vá na opção “Pedir aposentadoria”;
  • Selecione a modalidade de aposentadoria que deseja;
  • Responda o questionário;
  • Anexe os documentos exigidos;
  • Indique o CEP;
  • Confirme todas as informações e faça o pedido em “avançar”.