Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INSS: Doenças da coluna garante aposentadoria por invalidez? Descubra!

INSS: Doenças da coluna garante aposentadoria por invalidez? Descubra!

A aposentadoria por invalidez é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garantido aos segurados que se tornam permanentemente incapazes de exercer suas funções, sem a possibilidade de serem reabilitados para outra profissão. Há uma série de doenças que possibilitam o recebimento de um abono, e uma dúvida comum entre os cidadãos é se doenças da coluna garantem esse tipo de aposentadoria ou não.

Em geral, uma em cada três causas de incapacidade relacionada com o trabalho está associada a problemas de coluna, que é uma das doenças mais comuns quando se pede direitos. Isso acontece devido a acidentes, desgaste ou envelhecimento dos ossos da região, e a coluna é necessária para o movimento de qualquer pessoa.

Ao contrair uma doença ou lesão que reduz ou mesmo anula as funções e os movimentos do corpo, a vida do trabalhador pode ser significativamente afetada. Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo se as doenças da coluna garantem a aposentadoria por invalidez ou não.

Doenças da coluna podem garantir aposentadoria por invalidez?

Como mencionado anteriormente, por ser uma das causas mais comuns de incapacidade nos pedidos de benefícios, sim, as doenças da coluna podem garantir esse tipo específico de aposentadoria. Há ainda cinco delas que estabelecem o serviço ou também o direito ao auxílio-doença, destinado aos trabalhadores temporariamente incapacitados para o exercício de suas funções:

1. Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma doença que pode afetar áreas como pescoço, região lombar ou lombar. Ocorre quando o disco intervertebral perde sua forma original, é oval e começa a perturbar a medula espinhal.

Desde então, o indivíduo começa a sentir sintomas como dores nas costas, dormência e queimação, todos causados principalmente pela má postura na rotina. Essa é uma das doenças mais comuns que podem gerar aposentadoria por invalidez.

2. Osteofitose

A osteomicose consiste na imagem em que plantas ósseas aparecem ao redor do disco da coluna vertebral. Conhecidas como “papagaios”, as plantas ósseas são pequenas expansões ósseas que lembram ganchos. Eles surgem de problemas reumáticos como ressecamento do disco intervertebral, osteoporose lombar e colo do útero. Assim como uma hérnia de disco, ela ocorre devido à postura incorreta ao longo da vida do trabalho.

3. Discopatia degenerativa

A discopatia degenerativa afeta os discos intervertebrais, uma estrutura cartilaginosa localizada entre as vértebras da coluna vertebral. Ocorre devido à perda de água na área, o que reduz a mobilidade. A doença pode ser causada por carregar peso com pouca frequência, ou ficar em uma posição de risco por um longo tempo. Esportes de alto impacto, obesidade e tabagismo também afetam a imagem.

4. Colisão do disco

Da mesma forma, a protrusão discal afeta os discos intervertebrais. Neste caso, há uma protuberância no anel fibroso que envolve os discos, mas não há ruptura das fibras da alça, mas erosão. Por conta disso, ligamentos e estruturas são atingidos, causando muita dor.

Essa imagem é popular entre os trabalhadores que carregam peso, realizando seus trabalhos sem prestar atenção à situação.

5. Colo do útero

Outra das doenças mais comuns da coluna é o colo do útero, mais conhecido como torcicolo. Mesmo que pareça mais prejudicial, essa doença afasta muitos indivíduos de seus empregos. Por estar na fase crônica, é a causa de afastamento superior a 15 dias, o que leva ao direito da doença e, consequentemente, à aposentadoria da invalidez.