Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Inscrição para curso de formação para Doulas encerra neste sábado

 

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) está com vagas abertas para dois cursos gratuitos voltados para Doulas. Até este sábado (12) estão abertas 100 vagas, divididas em três turmas nos municípios de João Pessoa (40), Campina Grande (30) e Patos (30). Os cursos são divididos em: qualificação, voltado para novas profissionais, e atualização, direcionado para doulas já formadas.

 

A doula é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto. De acordo com a assessora de Educação na Saúde da ESP, Shenia Maria, o curso tem o objetivo de fortalecer a rede de atenção materno-infantil e melhorar os índices de mortalidade na área.

 

“Estamos executando o curso no contexto onde a Secretaria de Estado da Saúde tem um olhar voltado para a qualificação de profissionais, principalmente na assistência materno-infantil. Além do curso de doula temos o de especialização de saúde da família para fortalecer as boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento”, ressalta Shenia.

 

Os cursos serão realizados aos sábados e terão uma duração de três meses, com aulas atividades teóricas e práticas, com articulação entre os serviços da rede de assistência para estágio. A primeira turma tem início em João Pessoa, no dia 2 de dezembro. Os demais municípios terão início no próximo ano.

 

Este é o primeiro curso do tema realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O pré-requisito é ter cursado ensino médio completo, para a qualificação, e o curso de doula no caso da atualização. As inscrições podem ser feitas de forma presencial na ESP e nas Gerências Regionais de Saúde de Campina Grande e Patos. É preciso levar a cópia de todos os documentos solicitados no edital e o memorial impresso ou escrito de próprio punho. Mais informações no site esp.pb.gov.br .

 

SECOM