Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ingá recebe visita de representantes do Governo do Estado para conhecer potencial turístico e econômico (Alessandra Lontra )

Ingá recebe visita de representantes do Governo do Estado para conhecer potencial turístico e econômico

Visita ao Museu de História Natural de Ingá – Foto: Ale Lontra

Por Alessandra Lontra

Nesta quinta-feira, (10) de setembro, o Prefeito de Ingá, Robério Burity, e o Secretário de Turismo de Ingá, Vavá da Luz, receberam a visita do Deputado Estadual, João Gonçalves; do Secretário Executivo do Turismo da Paraíba, Gilson Lira; da Gerente Executiva do Turismo Alessandra Lontra, do Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho e de sua comitiva composta pelo Diretor de Desenvolvimento Econômico Dorgival Vilar, do Diretor de Operações Riccelly Lacerda e do Assessor Especial da Presidência, Henrique Candeia.

A vista técnica teve como objetivo apresentar as potencialidades turísticas e econômicas do município e também de discutir a viabilidade de implantação do trem turístico entre as cidades de Campina Grande e Ingá, bem como do Porto Seco ou Estação Aduaneira do Interior (EADI) que, de forma simples, nada mais é do que uma área alfandegada de uso público localizada em uma zona secundária. O Porto Seco seria instalado em Campina Grande e durante a semana, o trem faria o percurso Campina Grande-Porto de Cabedelo e durante os finais de semana, faria o passeio turístico de Campina Grande para Ingá.

A primeira visita da comitiva foi conduzida pela Assistente Administrativo, Emília de Carvalho, que fez um tour pela unidade industrial da Alumasa, empresa de Santa Catarina que atua no ramo de fabricação de produtos metalúrgicos e plásticos, que se instalou recentemente no município. A empresa irá injetar cerca de R$ 15 milhões na economia do Estado, com produção estimada de 400 toneladas de alumínio por mês e gerar, diretamente, 150 empregos que poderão ser ampliados nos próximos dois anos. Após a visita, Emília convidou a comitiva para um café da manhã na sede da fábrica.

Em seguida, o Prefeito Robério Burity levou a comitiva para conhecer a antiga Estação Ferroviária, onde comentou sobre o projeto de trazer novamente para o Município, o trem turístico, que faria o passeio de Campina Grande para Ingá. Ao lado da Estação se encontra o antigo galpão do armazém de algodão que está desativado. Segundo o prefeito, com a desapropriação, o galpão será transformado num Centro Cultural que abrigará o Museu do Algodão de Ingá e ainda fomentará a gastronomia e o artesanato local.

“O Ingá já foi um dos maiores produtores do “ouro branco” da Paraíba, que era como o algodão era chamado antigamente”, destacou Roberio Burity.

A próxima parada foi para conhecer o Parque Estadual Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá, que também abriga o Museu de Historia Natural de Ingá e o espaço para comercialização do artesanato. No Parque, a comitiva recebeu informações técnicas do Secretário de Turismo de Ingá, Vavá da Luz, que informou que o tombamento se deu como monumento nacional pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A Pedra do Ingá, com suas inscrições rupestres, está agora entre os seis bens culturais que foram incluídos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Lista Indicativa brasileira do Patrimônio Mundial”, destacou o Secretário de Turismo de Ingá.

Vavá solicitou o empenho dos gestores, no sentido de se concluir o projeto turístico do local e, em seguida, o Guia de Turismo, Marquinho, conduziu a comitiva para a área externa onde se encontra o paredão e depois para a área do Museu, onde foram feitas as devidas explicações sobre o enigma do significado das inscrições que, até hoje, não foram decifradas.

Foto: Ale Lontra

Depois da visita ao Parque, a parada seguinte foi na célula da maior empresa de calçados da América do Sul, a Alpargatas que, além de ser detentora das marcas Havaianas e Osklen, é a responsável pela Mizuno na América Latina. A comitiva foi recebida pela Supervisora de Produção, Rosângela Oliveira que mostrou toda a produção dos tênis Mizuno.

A última visita da comitiva foi acompanhada pelo proprietário da Fábrica de Alimentos LC, Diego Marques que mostrou todo o processamento do coco e como são feitos os produtos derivados do coco como: o óleo de coco virgem e extra virgem, o coco ralado, a farinha de coco e outros.

O Presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho surpreendeu-se com o potencial econômico e industrial do Município. “A Cinep vem fazendo um importante trabalho de atração de investimentos para o nosso estado e Ingá vem se destacando por viabilizar a instalação de novas indústrias no município. Com isso,o município tem condições de crescer ainda mais tanto pelo lado do desenvolvimento econômico, quanto pelo do Turismo”, enfatizou Polari Filho.

Já o Secretário Executivo do Turismo, Gilson Lira, destacou a importância de unir esforços com a Cinep e demais órgãos que possam somar, para viabilizar a conclusão do Parque Estadual Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá e o estudo de viabilidade econômica e de infraestrutura para implantação do Trem.

Sobre o Município de Ingá

O município de Ingá destaca-se dentre os demais do seu entorno e exerce grande influência socioeconômica, tendo perspectiva de crescimento no setor do turismo e na indústria. É uma cidade-polo que se interliga com mais cinco municípios, num raio de 17 km, todas interligadas por rodovias asfálticas com, aproximadamente, 65 mil habitantes, a 5 km da BR-230. A região possui uma subestação de energia elétrica, além de ter o gasoduto passando à margem da PB-066.