Pular para o conteúdo

Ingá brilha novamente com o melhor IDEB entre os municípios da 12ª Região de Ensino da Paraíba e Prefeito Roberio Burity agradece

O município de Ingá, localizado no Agreste da Paraíba, reafirma sua excelência na educação ao conquistar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 nas etapas de ensino fundamental avaliadas — Anos Iniciais (5,0), Anos Finais (4,4), Média (4,7) — entre os municípios da 12ª Gerência Regional de Ensino (GRE). No cenário estadual, Ingá se destaca ocupando a 2ª posição no Ensino Fundamental, ficando depois de Campina Grande por diferença de 0,1 ponto e acima de João Pessoa – capital paraibana, demonstrando um desempenho educacional que transcende os limites regionais.

Por: Renata Marinho

Ingá é destaque quando se fala em desempenho no ensino fundamental. É isso que revelam os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, no qual o município conseguiu atingir a melhor média entre os municípios do Vale do Paraíba, ficando empatado na média com o município de Juripiranga. 

De acordo com os dados, a educação de Ingá atingiu a média de 4,7, melhorando o desempenho anterior, registrado em 2021, que foi de 4,4 e em 2019, de 3,9. Nesta última edição, todas as escolas participantes pontuaram, assim como as que se destacaram anteriormente conseguiram melhorar seus índices.

As escolas Corina (nota 5,6), Abel da Silva (nota 5,1) e Profª Cândida (nota 4,9) se destacaram com os maiores índices até o 5° ano. O sucesso obtido pelo município no sistema nacional de avaliação da educação básica também pode ser dedicado aos investimentos que vêm sendo realizados na área de inovação e tecnologia, infraestrutura, qualificação e valorização dos profissionais, bem como a assistência e a atenção ao alunado e ao processo ensino-aprendizagem são as marcas de uma gestão comprometida com o desenvolvimento da educação.

O IDEB, criado pelo Ministério da Educação, é o principal indicador da qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras. Ele avalia tanto o desempenho dos alunos em provas padronizadas

O IDEB, criado pelo Ministério da Educação, é o principal indicador da qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras. Ele avalia tanto o desempenho dos alunos em provas padronizadas quanto a taxa de aprovação, oferecendo uma visão ampla e precisa da eficácia do sistema educacional. Mais do que um simples número, o IDEB é uma ferramenta essencial para gestores e educadores, orientando políticas e decisões estratégicas para o aprimoramento da educação básica.

O sucesso do município é resultado de investimentos estratégicos e políticas educacionais eficazes, que não apenas melhoram o presente, mas também moldam um futuro promissor para os estudantes de Ingá.

Quero agradecer a todos Funcionários, pais e os alunos, que contribuíram para alcançarmos este resultado, diz o Prefeito de Ingá Robério Burity