O balanço de atendimentos neste final de semana (06 a 08) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, mostra que, entre as 18h do último dia 6 até a meia-noite deste domingo (8), 175 pacientes deram entrada na unidade, sendo 24 pessoas por causa de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou ainda sete cirurgias, sendo seis procedimentos de urgência e uma cirurgia eletiva, das quais quatro vascular, uma geral, outra ortopédica e uma urológica.
O dia de maior movimento foi no sábado (7), quando aconteceram 77 atendimentos na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do domingo, quando foram atendidas mais 72 pessoas. Na sexta-feira (6), entre as 18h e a meia-noite, outros 26 pacientes deram entrada na unidade com demandas diversas.
Das 24 pessoas que se envolveram em sinistros de trânsito, a grande maioria delas, ou seja, 21 pacientes se acidentaram com motocicletas, houve ainda um caso envolvendo automóvel, outro sinistro de atropelamento e um com bicicleta. Quatro pacientes tiveram que ficar internados para cuidados posteriores devido à gravidade dos ferimentos provocados pelos sinistros de trânsito. Dos pacientes que se envolveram em sinistros de trânsito, 19 eram do sexo masculino e cinco eram mulheres.
A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 11 casos no total, mas, o hospital atendeu acidentados das cidades de Cacimbas, Catolé do Rocha, Mãe D´água, Malta, Matureia, Santana dos Garrotes, São Bento, São José do Bonfim, Tavares, Teixeira, Santana de Mangueira e Manaíra.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, queda da própria altura e de nível, mal estar, pancada, hipertensão, dispneia, entre outros motivos.
SECOM