Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Hospital de Patos orienta pacientes e acompanhantes sobre direitos sociais para pessoas com câncer

Hospital de Patos orienta pacientes e acompanhantes sobre direitos sociais para pessoas com câncer

A Roda de Conversa vai acontecer cotidianamente no Hospital do Bem.jpeg

O Serviço Social do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, começou nesta quinta-feira (9) a realizar ‘Rodas de Conversas’ com pacientes e acompanhantes para esclarecer sobre os Direitos Sociais da pessoa com câncer. A ação acontecerá cotidianamente e o tema da conversa desta quinta foi ‘Benefício de Prestação Continuada (BPC)’.  Pouca gente sabe, mas é por meio deste benefício que o paciente pode ter mais tranquilidade no tratamento, com apoio para custeio de despesas eventuais.

A assistente social do Complexo, Liliane Morato, foi quem conduziu a ‘Roda de Conversa’ e explicou como ter acesso ao BPC. “O paciente com câncer pode ter direito ao BPC caso possua 65 anos ou mais ou na hipótese de ter impedimentos de longo prazo (mínimo de dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, desde que comprovada, também, a renda per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo”, explicou Liliane, se surpreendendo com o fato de algumas pessoas presentes pensarem que o benefício se destinava apenas ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. As ações do ‘Rodas de Conversas’ serão organizadas pela coordenadora do Serviço Social do Complexo, Suenia Mota dos Santos.

“Esse e outros esclarecimentos são importantes, haja vista que muita gente não sabe o direito que tem quando é diagnosticada com câncer”, reiterou a diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento, lembrando que há outros benefícios que pacientes oncológicos têm e que, muitas vezes, deixam de ter acesso simplesmente por falta de conhecimento. “O saque do FGTS, por exemplo, é um destes benefícios que num momento destes ajuda muito. O trabalhador que esteja com neoplasia maligna ou que tenha algum dependente com a doença tem o direito de realizar o saque integral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço”, lembrou  Lidiane.