Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Hospital de Patos muda fluxo no Pronto Socorro e agiliza atendimento à população

A partir desta sexta-feira (08), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, começou a operar com nova dinâmica em seu Pronto Socorro. A mudança, que possibilita melhorar e agilizar o atendimento aos pacientes, inclui a criação de uma nova Área Verde, que conta com um médico 24h, além de uma equipe composta por uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. Essa área é reservada a pacientes que apresentam sintomas leves. Neste novo espaço, os pacientes são prontamente atendidos pelo médico, que os avalia e a equipe dá os encaminhamentos necessários agilizando, inclusive, a administração da medicação prescrita.
 
Além desta mudança, a nova dinâmica muda o fluxo da antiga Área Amarela, que passa a ser a Área Laranja, a qual vai funcionar como uma unidade semi-intensiva, que também tem aparelhos de ventilação mecânica, para atender pacientes que aguardam vaga nas UTIs e que terão o suporte necessário enquanto aguardam os leitos de terapia intensiva, tendo à disposição o apoio e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
 
“Com essas mudanças, passamos a ter três UTIs, que somando dá 20 leitos, e mais 12 leitos na Área Laranja com ventilação mecânica, dispondo de 32 leitos de internamento com ventilação mecânica e ainda os quatro leitos da Área Vermelha, que são de estabilização, totalizando 36 leitos para pacientes graves”, explica o diretor clínico do Hospital, médico Pedro Augusto. Ele lembra que essas mudanças já fazem parte do Projeto Lean, que visa a implantação de melhorias na Urgência e Emergência, propiciando maior rotatividade de leitos.
 
Na Área Amarela continuam os pacientes que apresentam quadros que requerem maior atenção, a realização de exames específicos para fechamento de diagnóstico e que aguardarão definição de necessidade de internação ou não. A Área Vermelha continua a ser um espaço para pacientes críticos, que precisam de monitorização e assistência mais especializada.

SECOM