Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

História da Paróquia e da Festa da Padroeira de Ingá – Nossa Senhora da Conceição

História da Paróquia e da Festa da Padroeira de Ingá – Nossa Senhora da Conceição

 

Para conhecermos um pouco da história da Paróquia e da Festa da Padroeira de Ingá, Nossa Senhora da Conceição, temos de voltar até o ano de 1841, porque foi no ano de 1841 que foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição no território do Ingá. Já em relação a alguma igreja de Nossa Senhora da Conceição nesse território, há relatos que uma igreja que tinha por invocação Nossa Senhora da Conceição em Ingá foi criada em 1846, mas por se localizar distante do centro da população, por um período outra igreja ficou como matriz, a Igreja do Rosário.

 

Já a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a que conhecemos hoje em dia no centro da cidade, onde atualmente ocorre à festa, ela foi inaugurada só em 1891. Mas ela não tinha a aparência que podemos ver hoje em dia, ela não tinha, por exemplo, as duas torres, não tinha o Cristo Redentor entre as torres, isso foi tudo resultado de uma obra que teve início em 1954, inaugurada em 1955, e transformou a Igreja Matriz de Ingá.

 

Mas e a Festa da Padroeira em si? A Festa da Padroeira de Ingá é uma festa bem antiga, há relatos que em 1949 ela já ocorria no mês de dezembro. Tradição que durou por um período, mas caiu em desuso. No entanto, essa festa foi resgatada em 2008, por um padre que é muito lembrado pela população da paróquia, o Padre Edvaldo. E até hoje em dia se mantém a tradição de comemorar a Festa da Padroeira, a Festa de Nossa Senhora da Conceição no mês de dezembro.

 

Fontes:

A evolução do catolicismo na Paraíba – Epaminondas Câmara

Livro de Tombo nº 02 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Viagem através da Província da Paraíba – Wilson Nóbrega Seixas

 

Imagem: @paroquiadeinga @mr.camaleao

 

Pesquisador: J. B. Lira Neto.

Fonte Instagram :Netolira05

#história #ingá #pb #paraíba #paroquiadeinga #igreja #nordeste