Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo realiza etapa de oficinas do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo Paraibano 2030 ( Alessandra Lontra )

Governo realiza etapa de oficinas do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo Paraibano 2030

Diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, durante as oficinas do diagnóstico setorial do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo Paraibano 2030 – PDTur 2030 – Foto: Divulgação

Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), está realizando até esta quinta-feira (11), na Fundação Casa José Américo, em João Pessoa, as oficinas do diagnóstico setorial do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo Paraibano 2030 – PDTur 2030. Essa etapa contempla a apresentação e discussão desses diagnósticos com órgãos e entidades, público e privado, relacionados ao desenvolvimento sustentável do turismo, como também outras áreas, dentre elas a econômica, cultural e educacional, que também estão atreladas ao turismo paraibano.

Rômulo Polari, diretor-presidente da Cinep – Foto: Ale Lontra

“Esse plano tem como grande diferencial a sua construção por várias mãos, atores que efetivamente vivem o turismo e em um fluxo a partir dos territórios, de todas as regiões turísticas do estado. Acabou essa época de uma única pessoa, seja de governo ou de consultoria, trancar-se em uma sala e de lá sair com um plano. Isso não funciona. Aqui é plano construído pelo povo, dos territórios, vamos só conduzindo para juntos interiorizar esse turismo por todo o estado”, comenta Rômulo Polari, diretor-presidente da Cinep.

Ao longo de quatro dias estão sendo apresentados diagnósticos de 15 setores:  ambiente econômico-social; infraestrutura básica, segurança e saúde; patrimônio histórico – artístico cultural; aspectos socioambientais; regionalização do turismo; produtos e atrativos turísticos; oferta turística; turista atual e seus gastos; gastronomia; governança institucional; políticas públicas e ordenamento legal; qualificação/capacitação para o turismo; comunicação, promoção e marketing turístico; participação social ou ESG no turismo; e meios de hospedagem; além do mapa turístico paraibano.

 

“Essas oficinas representam um momento de engajamento de toda comunidade empresarial e institucional que estão envolvidas nos territórios das 12 regiões turísticas, que são 68 municípios e o objetivo do projeto da Cinep é exatamente ter a participação de toda a comunidade envolvida com o desenvolvimento do turismo, para que possa haver uma troca de informações, colaboração, cooperação e aprovação do resultado dos diagnósticos setoriais”, explica Anya Ribeiro, coordenadora-técnica do PDTur 2030.

Ricardo Henrique Câmara – Foto: Ale Lontra

Para o presidente do fórum da região do Curimataú, Ricardo Henrique Câmara, o plano comprova a importância de interiorizar as ações relacionadas ao turismo no estado da Paraíba e na sua opinião irá direcionar os municípios, para que eles evoluam neste segmento de maneira assertiva.

“Hoje foi um dia muito importante porque nós abrimos as discussões em nível de Paraíba e em nível de regiões. Muitas novidades, muitos dados, para gente poder ter uma visão mais ampla e a partir disso saber para onde devemos ir, a forma de chegar e o que precisamos fazer para que as coisas aconteçam”, comentou Ricardo.

Sobre o Plano

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba é um instrumento de planejamento integrado para orientar o desenvolvimento descentralizado da atividade turística, a partir da interiorização das ações e investimentos definidos e priorizados numa carteira de projetos estratégicos, com inclusão das comunidades produtivas, visando a melhoria da qualidade de vida da população paraibana. Constitui-se, também, de um instrumento técnico de gestão, condução e acompanhamento das decisões das ações e investimentos da política do turismo estadual e em apoio ao setor privado, orientado para melhorar a capacidade empresarial com alargamento da participação do Estado nos mercados do turismo.

Quanto ao plano de trabalho, já foi entregue o plano de trabalho executivo e está sendo realizada a etapa de oficinas dos diagnósticos setoriais. Posteriormente serão realizados e entregues: Planejamento Estratégico; Planos Táticos; Portal Web; Plano de Monitoramento de Execução; Plano de Comunicação; Plano de Marketing e Promoção; e Sinalização Turística.

Galeria de fotos:

Secom PB