Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo da Paraíba inaugura Feira de Gado e nova escola em Itapororoca

Governo da Paraíba inaugura Feira de Gado e nova escola em Itapororoca

O Governo da Paraíba inaugurou, na manhã deste sábado (8), a nova Feira do Gado construída no município de Itapororoca, que também ganhou uma nova escola com seis salas de aula. A solenidade não foi aberta ao público, em virtude da pandemia do coronavírus, mas a inauguração simbólica foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal e da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). 

A Feira foi construída em uma área total de 1.189.90m², e nesse espaço, foram investidos R$ 607.353,33. A escola, no valor de R$ 646.546,03, é resultante de parceria entre o Governo do Estado, por meio do Pacto do Desenvolvimento Social, e a Prefeitura local.

O secretário Deusdete Queiroga, de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, representou o governador João Azevêdo na entrega simbólica. Ele destacou que a Feira de Gado beneficia pequenos, médios e grandes produtores, e promete movimentar a economia através da cadeia produtiva da região. “É uma alegria estar aqui representando o governador João Azevêdo. Que essa obra que estamos entregando simbolicamente hoje possa cumprir o seu papel, com a importância que vai ter de tirar a feira de gado do centro da cidade, para um ambiente adequado; propício, e poder dar continuidade à sustância econômica do município”, disse.

A prefeita da cidade, Elissandra Brito, agradeceu ao Governo da Paraíba pelo compromisso com a população de Itapororoca. “Este é um sonho que se torna realidade. Uma obra belíssima, digna de um município que vive um novo tempo. Digna de homens e mulheres honradas. Viva Itapororoca!”, comemorou.

O deputado estadual Ricardo Barbosa também esteve presente e ressaltou que a cidade é protagonista da maior feira de gado da Paraíba. “Essa cidade cresceu, se potencializou e se fortaleceu a partir da feira de gado”, observou, destacando outras potencialidades da agricultura e reafirmando que “Itapororoca é uma das mais promissoras cidades do Vale do Mamanguape”.

A Feira é ampla, tem curral de chegada e saída, espaço para descanso dos animais, praça de alimentação com quiosques, espaço administrativo e banheiros, estrebaria, currais com bebedouro, aprisco, bangalôs coberto, circulação central e área de lavagem de animais. O local tem sistema de prevenção e combate a incêndio e amplo estacionamento.

Já a obra da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Carmelita Lima de Oliveira foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria da Articulação Municipal e Prefeitura de Itapororoca.

Também esteve presente o secretário de Agricultura do município, Severino do Ramo. A solenidade seguiu as recomendações das autoridades sanitárias, observando o distanciamento social entre os presentes, sem a presença da população, que pode acompanhar por meio das redes sociais da Suplan e da Prefeitura de Itapororoca.