Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo assina lei que cria região metropolitana de Itabaiana

reg

O Governo da Paraíba sancionou projeto que agora passa a ser lei, acrescentando o município de Itabaiana como região metropolitana integrada pelos municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taípu, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte.

A ideia é agrupar municípios por região para estabelecer parcerias e viabilizar resoluções de problemas comuns, facilitar a captação de recursos etc. “O problema é que as iniciativas na maioria das vezes, quando aprovadas, não passam do papel, e podem ocorrer de forma indiscriminada, até mesmo repetindo municípios em mais de uma região, sem que o parlamentar acompanhe, posteriormente, a implantação do seu projeto e busque benefícios para sua região. Logo haverá mais regiões metropolitanas que municípios na Paraíba”, disse o jornalista Gutemberg Cardoso.

A Economia dos Municípios da Região Metropolitana representam pouco mais de 1,97% da economia paraibana. No âmbito regional do Agreste da Paraíba, a economia da Região metropolitana representa 6,84%. Seu PIB total somou 683,4 milhões em 2011. Sozinha a sede Itabaiana detém 21,1% da economia da Região Metropolitana.

Postado por Tribuna do Vale