Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo abre Encontro Nacional das Juntas Comerciais e apresenta melhorias no ambiente de negócios

Fotos: Alberi Pontes

 

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial da Paraíba (Jucep), abriu na manhã desta quarta-feira (14), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o Encontro Nacional das Juntas Comerciais, promovido pela Federação Nacional das entidades (Fenaju). Esta é a primeira vez que o Estado recebe o evento, que ocorre até esta quinta-feira (15) e que tem como objetivo melhorar o ambiente empresarial ainda mais, com foco em aspectos como agilidade na abertura de empresas e alvarás de licenciamento, entre outros.

 

Na abertura, a presidente da Jucep, Gregória Benário, destacou os avanços na desburocratização para o registro mercantil no Estado. “Estamos muito felizes em receber esse encontro, aqui no Palácio da Redenção, em que vamos discutir o nivelamento das Juntas Comerciais, melhorando o ambiente de negócios, beneficiando a população. A Paraíba tem muito a apresentar: temos um sistema 100% digital, e a desburocratização é a nossa porta de entrada, promovendo a transparência, o acesso à informação”, disse.

 

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, ressaltou a importância do Encontro Nacional das Juntas Comerciais. “É um evento muito importante, que reúne todos os presidentes das Juntas Comerciais, em um momento em que a Paraíba se destaca, por dois anos seguidos, ficamos em primeiro lugar no quesito serviços digitais disponibilizados para o cidadão. Ontem, saiu um levantamento do Centro de Lideranças Públicas que mostra que estamos em primeiro lugar no ranking de competitividade no Brasil. É o resultado dos investimentos que estamos fazendo para reduzir cada vez a burocracia no ambiente de negócios, para o cidadão”, afirmou.

 

A presidente da Fenaju e da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, disse que a Paraíba realizou uma revolução na redução da burocracia. “A Paraíba avançou consideravelmente. Hoje temos uma Paraíba extremamente célere, com a integração dos municípios, que precisam de um olhar mais generoso”, comentou.

Já o gerente nacional da Receita Federal, Carlos Nacif, afirmou que o encontro representa a união das Juntas Comerciais em prol do Brasil ao buscar a melhoria do ambiente de negócios. “O mundo segue em processo de mudança. Nós temos a única certeza de que as coisas estão mudando e precisamos usar essa força”, disse, parabenizando a Paraíba pelo primeiro lugar no ranking de competitividade regional.

 

O Encontro Nacional das Juntas Comerciais conta com a participação de vários estados, a exemplo de Maranhão, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

 

O vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerj), Alexandre Pereira, destacou a importância do encontro no compartilhamento de experiências. “Tanto o Rio quanto a Paraíba têm boas ações na melhoria do ambiente de negócios. É um encontro que nos oferece mais oportunidades de conhecer os demais estados como um todo. Estou muito feliz”, afirmou.

 

A programação segue a partir das 14h30, com a apresentação do Balcão Único Nacional , por Carlos Nacif (Receita Federal). Nesta quarta, o evento se encerra com pautas livres, que serão discutidas pelos presidentes das Juntas Comerciais.

 

O Encontro Nacional das Juntas Comerciais se encerra nesta quinta (15), quando das 9h às 11h será realizada uma visita técnica às instalações da Jucep, na Avenida Princesa Isabel, 755 — Centro da Capital.

 

A próxima capital a receber o Encontro Nacional das Juntas Comerciais será Curitiba, no Paraná.

SECOM