Pular para o conteúdo

Gilvane Sabino, o nosso GIL, jornalista e produtor cultural, nasceu em João Pessoa-PB, em 02 de setembro de 1959.

Foi um exemplo de iniciativa no meio cultural, do qual foi profundo conhecedor. Exímio produtor das artes, excelente profissional de marketing artístico e, um contador de histórias, desses que nos encanta com tantos detalhes e sutilezas

Começou sua carreira na cultura, como divulgador dos álbuns e dos artistas da gravadora multinacional EMI-Odeon nos anos 1970: Foi lá que viveu intensamente a arte & a música. Sua convivência, com grandes nomes e com o meio artístico foi tão íntima, que tão logo passou a Produtor Cultural de renomados artistas nacionais e locais, como Gonzaguinha e, o Musiclube.

Morou parte da vida em Recife-PE, onde foi destaque como um dos maiores divulgadores da música brasileira. Retornou em 2011, à Paraíba.

Realizou eventos importantes, como o ‘Do vinil ao streaming’ (2017). Foi colunista no portal WSCom, do amigo Walter Santos, onde também desenvolveu inúmeros projetos ligados ao Jornalismo Cultural. Destacou-se como editor da “Agenda Viva” – uma sessão do portal e, grupo no Facebook, que abre espaço midiático para divulgação e cobertura, de shows, eventos, espetáculos, lançamentos, de todos que procuravam nele, apoio artístico-cultural.

Foi assessor de Imprensa e Comunicação do Governo do Estado da Paraíba, atuando junto à Secretaria de Estado da Cultura entre 2019 e 2020. A voz mansa e a cordialidade eram marcas de Gil. Seu legado de inteligência e leveza, tanto no trato pessoal, como profissional, é o que fica para nós.

A Secretaria de Estado da Cultura comunica e lamenta, profundamente, o falecimento, nesta quarta-feira (15), do amigo das Artes, Gil Sabino, que tanto enobreceu as redações da SECULT-PB durante todo o tempo que esteve conosco.

João Pessoa, 15 de junho de 2022.

DAMIÃO RAMOS CAVALCANTI
Secretário de Estado da Cultura / Equipe