Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

GENOCIDA , CHAMAM MAS NÃO QUEREM SER CHAMADOS : Saiba o que significa e Conheça os 5 maiores genocídios da história da humanidade

Conheça os 5 maiores genocídios da história. Acima: Civis alemães, que foram forçados a visitar o recém-libertado campo de concentração de Buchenwald, veem um caminhão-plataforma cheio de cadáveres. (Foto: Wikimedia Commons)

O que seria genocídio?
Resultado de imagem

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

A palavra genocídio é resultado da junção de dois termos, um do idioma grego, e outro, do latim. Lemkin utilizou-se de genos, palavra do grego que significa “raça”, e de cide, palavra do latim que significa “matar”. Genos e cide, portanto, originaram genocídio. A ideia da expressão trata de ações realizadas com o objetivo de exterminar um grupo de pessoas.

Portanto, o genocídio não se refere à eliminação de indivíduos enquanto tais apenas. A palavra diz respeito à eliminação de indivíduos que fazem parte de um grupo, e a sua eliminação visa o fim  do grupo em si. Os critérios para um genocídio podem ser baseados em religião, etnia, raça, cultura e nacionalidade.

Conheça os 5 maiores genocídios da história da humanidade

Crime caracterizado pelo sistemático extermínio de uma população ou etnia é julgado pela Corte Penal Internacional de Haia; saiba quais foram os piores casos

A palavra “genocídio” nunca foi tão usada no Brasil como nos últimos meses. O que começou com uma campanha da oposição ao presidente Jair Bolsonaro para responsabilizá-lo pelas mais de 400 mil mortes por Covid-19, agora começa a entrar na esfera jurídica.

A expressão “genocídio” foi cunhada em 1943 pelo advogado polonês de origem judaica Raphael Lemkin para descrever os crimes cometidos contra a etnia armênia na Primeira Guerra Mundial e contra o povo judaico durante a Segunda. É definida como uma ação coordenada para exterminar uma nação ou um grupo étnico. É uma palavra de etimologia híbrida, a partir do termo grego “genos” (raça, tribo) e do latim “-cídio” (assassinato).

No Direito Internacional, genocídio é considerado um crime contra a humanidade. Os casos são analisados e julgados pela Corte Penal Internacional de Haia, nos Países Baixos. Embora seja um conceito moderno, é algo que faz parte da história humana desde a Antiguidade: a destruição de Cártago por Roma em 146 a.C é considerada por muitos historiadores como o primeiro genocídio da história.

O Holocausto
Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas
Período: 1941 a 1945
Durante a atuação alemã na Segunda Guerra Mundial, estima-se que dois terços de toda a população judaica da Europa tenha sido exterminada pelos nazistas, seja nos campos de concentração ou em massacres nas cidades ocupadas. O genocídio foi planejado sistematicamente com uma mentalidade industrial, no que era chamado internamente pelo governo alemão como “Solução Final”.

Polônia
Estimativa de mortes: 1,8 a 3 milhões de pessoas
Período: 1939 a 1945
Além dos judeus, os poloneses também foram sistematicamente massacrados pelo governo alemão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O conflito começou a partir da invasão à Polônia, em 1939. Estima-se que, ao final da guerra, de 6% a 10% da população polonesa tenha sido exterminada.

Camboja
Estimativa de mortes: 1,3 a 3 milhões de pessoas
Período: 1975 a 1979
O regime comunista conhecido como Khmer Vermelho governou com mãos de ferro o Camboja entre 1975 a 1979. Com o objetivo de tornar o país uma república agrária socialista à força, o ditador Pol Pot organizou massacres e perseguições sistemáticas aos cidadãos. Estima-se que de 15% a 33% da população do país tenha sido assassinada pelo regime.

Fonte História da Humanidade