Pular para o conteúdo

França quer “espionar” celulares de suspeitos

“Carta autoritária de bisbilhoteiros”. Parece meme, mas esse foi o apelido dado para um projeto de lei que está causando polêmica na França em meio à reforma do poder judiciário.

  • A nova medida, aprovada pelos deputados, pode dar à polícia o poder de espionar suspeitos através de seus dispositivos móveis.

Abrangendo câmeras de celulares, laptops, microfone e até GPS de carros, a legislação permitiria “stalkear” a localização de suspeitos de crimes puníveis com pelo menos cinco anos de prisão.

Além disso, os dispositivos também poderiam ser ativados remotamente para gravar sons e imagens de pessoas suspeitas de atos terroristas ou envolvimento em organizações criminosas.

Repercussão 🗣

Depois da votação, o Ministro da Justiça francês tentou minimizar os impactos do projeto, ressaltando que ele afetaria apenas “dezenas de casos por ano” e que “a lei poderia salvar a vida de várias pessoas”.

Por outro lado, membros da direita e esquerda do país ressaltaram que essa “carta autoritária de bisbilhoteiros” violaria as liberdades individuais, como a privacidade e direito de ir e vir.