Forró Nordestino conquista Lille: Festival Internacional celebra a cultura do Brasil na França A capital cultural francesa, Lille, já está em contagem regressiva para viver dias de pura brasilidade. De 11 a 14 de setembro, o Festival Internacional do Forró de Raiz transforma a cidade em um verdadeiro palco nordestino, reunindo música, dança, arte popular e tradição. Com programação totalmente gratuita, os eventos se espalham entre o icônico Palais de Beaux-Arts e o moderno Le Grand Sud, convidando franceses e turistas a mergulharem no ritmo contagiante do forró, no charme do baião, na poesia do cordel, na beleza da xilogravura e na alegria das quadrilhas juninas. Um encontro artístico, o festival tem um propósito histórico: divulgar a cultura nordestina e fortalecer a candidatura do forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade, um passo importante para eternizar, no mundo, a tradição que embala gerações de brasileiros.
A ação é fruto de uma articulação exemplar. Idealizado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste, a Associação Lille3000 e o Consórcio Nordeste, o festival integra a Temporada Brasil-França 2025, sob os auspícios do Instituto Francês, Governo da França, Instituto Guimarães Rosa, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e Governo Federal. Para que um evento desse porte brilhasse além-mar, um grande time de parceiros regionais, nacionais e internacionais também se somou à iniciativa, fortalecendo a ponte entre a cultura brasileira e o cenário europeu.
Lille será, por quatro dias, mais que um endereço na França será território nordestino, pulsando zabumba, sanfona e triângulo, celebrando a força de um povo e a beleza de uma tradição que não conhece fronteiras.
Confira a programação no espaço Cultura e Sociedade







