Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FOCALIZANDO INGÁ : Agricultura Familiar – Reativação convênio de pavimentação – Comissão Especial para analisar relato de quebra de decoro parlamentar.- PREFEITO DO INGÁ PARTICIPOU DO PROGRAMA NA RÁDIO CRUZ DAS ARMAS FM

Secretário da Agricultura Familiar recebe prefeito de Ingá para discutir parceria com o município

WhatsApp Image 2021-04-23 at 10.26.20.jpeg

Jonildo Cavalcanti, Secretário da Agricultura Familiar, recebeu a visita do prefeito do município de Ingá, Robério Burity.

O prefeito esteve na sede da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e, na ocasião, disse ao Secretário que o município pretende estar mais próximo para trocar experiência com os técnicos da Seafds sobre a produção da Agricultura Familiar, totalmente agroecológica, no município de Ingá -PB.

O Secretário Jonildo Cavalcanti, titular da pasta da Agricultura Familiar no Estado, argumentou com o prefeito a importância da produção de base agroecológica.

“A Seafds trabalha neste sentido: implementar no estado a Agricultura Familiar Agroecológica. Esse é o nosso principal objetivo. Sabemos que a Agricultura de base agroecológica traz benefícios para a saúde dos nossos agricultores, para o meio ambiente e especialmente aos que consomem esses alimentos, ou seja, para todos nós. São alimentos totalmente livres de agrotóxicos. Estamos à sua disposição para avançarmos nesse propósito e, ao mesmo tempo, quero lhe felicitar por tão importante iniciativa de ter como meta para o seu município a produção agroecológica. Eu enalteço seu empenho e reforço o compromisso da nossa parceria”. Afirmou o Secretário, Jonildo Cavalcanti.

Prefeito Robério Burity reativa convênio de pavimentação de três ruas do bairro Boa Vista

 

Os projetos de pavimentação de ruas do bairro Boa Vista, também conhecido como Conjunto de Hardman, que tiveram início na gestão anterior do ex-prefeito Manoel da Lenha, estavam paralisados há cerca de 2 anos. O prefeito Robério mantendo seu foco em concluir todas as obras encontradas com problemas que acarretaram em paralização, buscou superar os entraves burocráticos e financeiros para regularizar a situação junto ao governo federal e Caixa Econômica a fim de recuperar as condições de reativar os convênios firmados com a União.

Para dar continuidade às obras do convênio celebrado ainda em 2013, por meio de emenda parlamentar à época através do deputado federal Agnaldo Ribeiro, a prefeitura teve que arcar com um aporte maior de recursos e realizar obras de saneamento e drenagem.

O secretário municipal de infraestrutura, Vinícius Bacalhau, informou que as obras de pavimentação já iniciadas envolverão três ruas do bairro Boa Vista, totalizando cerca de 3 mil metros quadrados de calçamento, sendo duas ruas paralelas à rua da antiga fábrica Alpargatas, denominadas Noêmia Maciel da Silva e rua Luiz Duarte da Silva, bem como será pavimentada a rua Marieta Valente de Morais Lima, que começa nos fundos da antiga fábrica Alpargatas, fazendo esquina com as duas ruas acima citadas e segue cruzando todo o bairro no sentido sul (Cemitério).

As obras iniciaram pela conclusão do calçamento da rua Luiz Duarte da Silva, que está em andamento.

Caso não ocorra nenhum imprevisto como chuvas em demasia ou problema de liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal, a previsão  é de conclusão em de 90 dias.

O prefeito Robério Burity segue na luta para recuperar todos os convênios firmados na intenção de concluir todas as obras inacabadas, ao tempo em que realiza novos projetos.

Ingá Cidadão

Mesa diretora instala Comissão Especial para analisar relato de quebra de decoro parlamentar.

A 6ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo de 2021, realizada de forma virtual devido à pandemia, teve como pauta ofício do executivo municipal, projeto de lei e requerimentos apresentados pelos vereadores para discussão e votação em plenário nesta quarta-feira, 21 de abril de 2021.

1º EXPEDIENTE

A sessão foi dirigida pelo presidente Aílton Nunes de Andrade, Nego, que pôs em pauta os seguintes temas:

 

OFÍCIO DO EXECUTIVO 

Ofício 66/2021 encaminhado pelo prefeito constitucional Robério Burity constando de um relatório fático acerca de prática incompatível com o decoro parlamentar em episódio evolvendo o vereador Chico de Alcides, funcionários públicos e  filmagens realizadas no CAPES, SAMU e UPA , e publicações em redes sociais.

O vereador Chico se pronunciou no plenário virtual, negou que tenha cometido algum ato que ferisse o decoro parlamentar e que sua atuação foi apenas de fiscalização e checagem in loco das informações recebidas de funcionários por mensagens via celular.

Após ouvir o parecer unânime das comissões pertinentes e acatando parecer também unânime da mesa diretora, o presidente Aílton Nunes  instalou a Comissão Especial que irá analisar o caso de forma transparente e dando amplo direito de defesa de acordo com o regimento da casa legislativa, na forma como se manifestaram o vereadores membros.

INGA CIDADÃO

PREFEITO DO INGÁ PARTICIPA DO PROGRAMA NA RÁDIO CRUZ DAS ARMAS FM
O Programa Circulando na Política desta quinta-feira (22.04.21) da Rádio Cruz das Armas FM (104,9), contou com a presença do prefeito Robério Burity (PDT) da cidade do Ingá (PB). Na oportunidade o prefeito estava acompanhado do seu assessor particular Rodrigo Leite. O programa é apresentado pelo jornalista Antonino Pinguim e tem os comentários sobre a política na região do Vale do Paraíba de Carlão Mélo.
Robério fez um balanço desses cem primeiros dias do seu mandato (2021/2024), e falou dentre outras coisas sobre os investimentos na área da infraestrutura, com a recuperação de 2.500 metros de calçamento na operação tapa buracos. Pavimentação asfáltica com recursos próprios nas principais ruas da cidade, com um investimento de aproximadamente 271 mil reais. Melhoramento no saneamento básico com a troca de manilhas, caixas de gorduras, limpeza de bueiros e substituição das tampas.
Na área da agricultura, Burity falou sobre o plantio do algodão orgânico. Inclusão da agricultura familiar na aquisição de alimentos para distribuição com as famílias carentes. Limpeza de mais de 60 barreiros a perfuração de novos poços artesianos na zona rural. E a distribuição diária de aproximadamente 51 mil litros de água potável para as comunidades da zona rural.
Já na área do turismo o gestor falou sobre a implantação da rampa de parapente e a estrutura para rapel e trilhas ecológicas. Falou ainda sobre a restruturação do parque arqueológico “Pedra das Itacoatiaras” e a criação de roteiros turísticos no município.
Robério Burity encerrou a sua entrevista dizendo que vai estar sempre trabalhado em favor do Ingaense, principalmente aqueles que mais precisam. “São os mais necessitados que precisam de um olhar diferente da nossa gestão”. Afirmou prefeito.
Carlão Mélo