Pular para o conteúdo

Fim de uma era? Novo oceano pode se formar, e África se dividir em dois continentes

Pesquisadores monitoram uma fenda que cresce a cada dia no continente africano e estimam que isto gerará um novo oceano, além de dividir o continente em dois. No entanto, sem alarmismo: você não estará aqui para assistir a este fenômeno, já que a ruptura deve acontecer daqui milhões de anos.

Fim de uma era? Novo oceano pode se formar, e África se dividir em dois continentes

O que é a tal “fenda africana”?

Em 2018, as terras do Quénia (África Oriental) foram abaladas por um evento geológico perturbador. Formou-se uma enorme fenda que se estende por 56 quilômetros e envolve uma autoestrada que liga Nairobi a Narok. O pior de tudo é que ela continua crescendo dia após dia.

Este fenômeno foi denominado como East Africa Rift, e chamado no Brasil de Vale do Rift, ou Vale da Grande Fenda. Isto abriu margem para cientistas fazerem descobertas incríveis: um possível novo oceano e a divisão do continente em dois.

Fenômenos do tipo, embora lentos e graduais, são importantes para o desenvolvimento do planeta e é por meio desse “rifts” que nosso planeta foi moldado ao longo do tempo. Isto influencia no clima, na topografia e até na evolução da vida na Terra.

Novo oceano e novo continente?

A fenda já se estende em cerca de 3 mil quilômetros desde o Golfo de Aden até Zimbabué. Desde 2018 um artigo da Sociedade Geológica alerta para a divisão do continente em dois, o que geraria um novo oceano na Terra. Existem outros pesquisadores que concordam, como neste estudo publicado no Daily Mail.

Nesta publicação (em PDF) na HAL Open Science, a equipe responsável analisa a evolução da fenda e também calcula possíveis consequências. Além disso, também relacionam a função do magma e movimentação das placas tectônicas com a expansão do rift.

No entanto, este processo pode levar cerca de dezenas de milhões de anos (talvez menos, especialmente com intervenções humanas). O fato é que é possível que a humanidade nem mesmo esteja no planeta quando o novo oceano se formar.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Twitch! | Siga Matheus Bianezzi no Twitter e Instagram.