Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FILHOS DA TERRA – CON HEÇA OS TRABALHOS DE JACIRA DA LUZ GARCIA

Jacira da Luz Garcia é artesã com especialidade em cerâmicas ornamentais. Natural da cidade de Ingá, no agreste paraibano, Jacira traz a cultura de sua terra para seus trabalhos. Geógrafa de formação, Jacira lecionou na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em suas aulas nunca abandonou sua missão de divulgar as itacoatiaras de Ingá, “quando me aposentei percebi que não conseguiria ficar parada e procurei fazer algo para divulgar mais a minha terra”, diz.
Assim, em 2017, surgiram as aulas de cerâmica na vida da futura artesã. O curso feito por Jacira era oferecido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e desde o começo, Jacira já introduziu as pinturas rupestres da pedra do Ingá em seus trabalhos. “O que começou como uma espécie de arteterapia, hoje é meu ofício”, diz.
A artesã explica que o maior objetivo de sua arte é difundir a importância do que segundo ela, é um patrimônio da humanidade, “as pedras de Ingá fascinam, pela sua dimensão histórica, elas datam de seis mil anos atrás, e pela incógnita em que estão inseridas, nunca achou-se um significado concreto para suas inscrições”, conta.
Jacira já expôs virtualmente e também teve seu trabalho publicado no livro das autoras Elizenda Sobreira, Ilka Cristina e Maura Fernandes intitulado “Fotografia e Depoimentos: a arte como terapia”. Atualmente, a artesã expõe no Celeiro – Espaço Criativo, da prefeitura municipal de João Pessoa, e na Feira dos Aromas, “amo a visibilidade e diversidade que a Feira dos Aromas nos proporciona e através dessa feira pude aprender muito sobre quem foi José Américo”, diz.
Venha conhecer as belezas da Paraíba com os produtos da Feira dos Aromas! A ação acontece todos os sábados, das 8h às 14h.
https://www.instagram.com/p/Cno_X8jLdvG/?igshid=MDJmNzVkMjY=