Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Fazer Caminhada Emagrece? – As principais respostas sobre o assunto!

Fazer Caminhada Emagrece? – As principais respostas sobre o assunto!

Fazer caminhada emagrece? É possível perder peso somente caminhando ou temos que adicionar mais algum tipo de exercício e hábito diário para emagrecermos? Para que a caminhada seja eficaz para emagrecer rapidamente, é necessário caminhar rápido, em ritmo constante e contínuo.

Isso porque somente caminhar, sem um mínimo de esforço, pode resultar em praticamente nada quando o assunto é a real perda de peso que você tanto deseja.

Nesse conteúdo que preparamos, trouxemos as respostas para as principais dúvidas que a maioria das pessoas possui em relação a começar a caminhar para emagrecer. Leia com a gente e descubra se fazer caminhar emagrece.

Como você deve caminhar para perder peso?

Fazer caminhada emagrece? Depende da forma que você caminhar! Conforme mencionamos anteriormente, para que a caminhada seja eficaz para emagrecer rapidamente, é necessário caminhar rápido, em ritmo constante e contínuo.

É necessário, portanto, manter um ritmo, esse que deve ser sustentado por toda a duração da caminhada, e atingir a chamada “zona de resistência”, entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima, ou seja, o número máximo de batimentos cardíacos em 1 minuto quando somos submetidos a exames físicos de esforço.

Vale ressaltar que, apesar de existirem parâmetros em relação a valores desses batimentos cardíacos, cada pessoa possui um organismo próprio, que difere até mesmo entre pessoas extremamente semelhantes, então é necessário consultar um médico para saber sobre os mesmos.

Ao manter o coração na “zona de resistência” é possível queimar a gordura de reserva, que são as “vilãs”, providas principalmente para alimentar os músculos e a nossa energia diária, mas combatendo também o excesso das mesmas, que causa a gordura que você quer tanto perder.

Se ficar sem fôlego enquanto caminha, você não consegue mais acompanhar o ritmo da caminhada e tem que parar, isso significa que você está além da zona de queima de gordura, então diminua o ritmo.

Se, por outro lado, sente calor, começa a suar gradualmente durante a caminhada, sente os músculos do corpo ativos, mas não tem falta de ar, significa que está na sua zona de queima de gordura, então não diminua a velocidade e continue.

Uma boa forma de começar a caminhar para perder peso, se você nunca fez nenhum tipo de atividade física antes, é alternar entre 2 minutos de caminhada rápida e 30 segundos de caminhada leve durante as primeiras experiências.

Se você é uma pessoa sedentária, este método o ajudará a obter uma melhor percepção de sua respiração e controle de seu corpo. Algumas pessoas podem diminuir esse intervalo até que o mesmo fique confortável para sua respiração.

Caso tenha problemas em caminhar sozinho, vale a pena pensar em levar um amigo de 4 patas, de raça atlética, que “aguente o tranco”, ou seja, tenha porte para lhe acompanhar e fazer companhia durante a caminhada.

Vale ressaltar a importância de adestrar o cachorro antes de levá-lo para a rua para fazer exercícios, principalmente aqueles de porte maior e personalidade forte, que podem atacar alguém na rua quando bravos.

Depois de entender o ritmo da caminhada e a frequência cardíaca a ser mantida para emagrecer rapidamente, vamos tentar entender como usar o corpo da melhor maneira:

  • O apoio do pé deve ser macio e dinâmico, você deve sentir o chão desde o calcanhar até a ponta do dedão;
  • A pelve deve estar estável e você deve sentir os músculos do “bumbum” e abdominais;
  • A perna não deve ser estar nem muito rígida nem dobrada, e os passos devem ser controlados;
  • Os ombros não devem estar rígidos: libere a tensão do pescoço e dos ombros;
  • Os braços devem estar flexionados e o movimento deve ser coordenado com o das pernas;
  • A respiração durante uma caminhada rápida deve ser sentida e controlada. Use a boca apenas para deixar o ar sair, isso evita secar a garganta e o nariz rapidamente.

Quanto tempo leva para perder peso na caminhada?

Fazer caminhada emagrece em quanto tempo? A duração exata da caminhada para perder peso é uma pergunta comum que todos fazem. Quanto tempo leva para que a caminhada queime calorias e forneça a perda peso?

Fazer caminhada emagrece somente quando você abre as reservas de gordura e queima as calorias dessa fonte de energia. Sendo assim, é necessário caminhar por um período de tempo que varia de 40 a 60/80 minutos.

Muitas vezes ouvimos falar da famosa “caminhada de meia horinha”, mas para atingir um ritmo acelerado você deve primeiro aquecer o corpo e iniciar o ritmo da caminhada. Para conseguir isso levamos cerca de 10 minutos.

Então, podemos dizer que a duração mínima da caminhada para emagrecer deve ser de pelo menos 40 minutos. Ao adicionar mais minutos à sua caminhada será possível atingir os objetivos e perder peso mais rapidamente.

Isso também auxiliará a reduzir a quantidade de toxinas em seu organismo, da mesma maneira que produtos como usar o detox caps proporcionam.

Que velocidade média você precisa manter para perder peso?

Que fazer caminhada emagrece a gente já sabe, mas lembre-se do fato de que caminhar devagar não adianta de nada. A velocidade média em km/h que devemos manter durante a caminhada para emagrecer é um fato que não deve ser subestimado.

Para monitorar este valor, não há outra opção a não ser usar os aplicativos ou relógios eletrônicos, esses modernos que garantem o real controle dos resultados de sua velocidade.

A velocidade média mínima em km/h a ser mantida para queimar gordura deve ultrapassar 4,5 km/h. Caso consiga sustentar velocidades mais altas pode caminhar ainda mais rápido, mas se começar a sentir falta de ar deve diminuir a velocidade imediatamente.

Quantos dias por semana você tem que caminhar?

Fazer caminhada emagrece a partir de quantos dias por semana de exercício? Se você escolheu caminhar para perder peso e não apenas para relaxar a mente, você precisa levar esse compromisso a sério.

Partindo do fato de que você pode caminhar a qualquer hora do dia, se quiser perder peso de maneira satisfatória, deve considerar pelo menos 3 dias na semana, com exercícios regulares de acordo com sua capacidade cardiorrespiratória.

Com auxílio do produto que citamos anteriormente, você pode melhorar ainda mais essa capacidade, pois a fórmula e composição do Detox Caps garante a retirada das toxinas de seu sistema cardiorrespiratório.

Se sua programação permitir, tente caminhar até 5 vezes por semana. Mas não faça isso todos os dias, sempre reserve 2 dias por semana para descansar as articulações e o corpo.

Se você é iniciante, comece com 3 caminhadas semanais pelo menos no primeiro mês, sem acrescentar outros dias. Dessa forma, o seu corpo não ficará muito cansado e irá gradualmente se acostumar a enfrentar as atividades propostas. Até a próxima!