Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Exposição GÊNESIS

 

Exposição GÊNESIS

O artista plástico e servidor público, Edicarlos Silva apresenta, de 26 a 28 de outubro, a exposição de arte “Gênesis”, no rol de entrada do Memorial do Centro Administrativo Estadual, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa – PB. O evento faz parte da programação da Semana do Servidor 2022, com visitação gratuita, aberta ao público, das 8h30 às 15h.

Gênesis é composta por telas e objetos de arte abstrata, em pintura acrílica, repletos de símbolos complexos, que convidam o espectador a interpretar o que sua imaginação propuser. Tendo como referência o nordeste — sua aridez e tropicalidade — o artista abusa do uso de cores vibrantes, contornos fortes, e traços marcantes, em formas espiraladas, que lembram arabescos e estampas de cashmere. Suas inspirações remontam à ideia de criação do mundo, fertilidade, úteros, acolhimento.

O estímulo visual das obras, afloram à criatividade de quem as contempla, dialogando com o fenômeno psicológico da pareidolia: Provocam uma espécie de “ilusão de ótica” no interlocutor, que termina enxergando o que talvez, não exista ali, como rostos humanos ou figuras de animais. Edicarlos garante que, o mais mágico em suas obras é que a cada dia, a cada olhada, acontece uma nova descoberta interpretativa, um novo ponto de vista, uma nova perspectiva sobre a mesma obra. Ele ama escutar o que as pessoas têm a dizer sobre o que vêem.

Edicarlos Silva é servidor público há 8 anos, na Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), atuando na área administrativa do órgão. Iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade, sempre envolvido em temáticas como arte e cidadania. Desde então, tem desenvolvido inúmeros trabalhos sociais através das artes cênicas e das belas artes.