Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Exército troca quase todos os Comandos Militares no Brasil

Por Marcos Melo

O Exército Brasileiro fará mudanças nas chefias de sete dos oito Comandos Militares (CMs), segundo o comunicado emitido pela instituição nesta quinta-feira (16). Desse modo, os CMs de Amazônia (CMA), Nordeste (CMNE), Norte (CMN), Oeste (CMO), Planalto (CMP), Sudeste (CMSE) e Sul (CMS) terão alternância na chefia. O único que permanece no cargo é o comandante do Leste, André Luis Novaes Miranda.

A projeção é que essas mudanças sejam concluídas em abril. Essas trocas ocorrem em razão de um curso a que os militares promovidos a general de Brigada serão submetidos.

VEJA A LISTA DE SUBSTUIÇÃO DE CADA POSTO
* Comando Militar do Sudeste: Gen. Guido Amin Naves (general Rubens Paiva já havia deixado o cargo para assumir o Comando do Exército)
* Comando Militar da Amazônia: Gen. Costa Neves (sai general Furlan Neto)
* Comando Militar do Norte: Gen. Guilherme Pinheiro (sai general Costa Neves)
* Comando Militar do Nordeste: Gen. Div. Cmb. Kleber Vasconcellos (sai general Richard Nunes)
* Comando Militar do Sul: Gen. Div. Cmb. Hertz Pires do Nascimento (sai general Soares e Silva)
* Comando Militar do Oeste: Gen. Div. Cmb. Luiz Fernando Baganha (sai general David Júnior)
* Comando Militar do Planalto: Gen. Div. Cmb. Ricardo Piai Carmona (sai general Dutra de Menezes)

O remanejamento causou especulações por ocorrer em meio às investigações acerca do envolvimento de militares nos atos radicais em 8 de janeiro no Distrito Federal. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já entendem que há materialidade para associar militares às manifestações.

Lula não faz questão de esconder sua desconfiança com as Forças Armadas e age com gestos claros de suspeição quando o assunto são os militares.