Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ex-padre Zeca de Mello faz ‘provocação’ sobre Santo Agostinho

O professor e consultor da Fundação Dom Cabral José Luiz Jansen de Mello Neto, mais conhecido como o ex-padre Zeca de Mello, está colocando o ponto final num livro sobre Santo Agostinho, que vai sair pela Sextante. Enquanto não conclui a tarefa, dá palestras sobre o pensador, como a de terça-feira (02/09), às 19h, no CasaShopping, em parceira com a Casa do Saber.

O professor Zeca é entusiasmado pelo santo, tema do seu doutorado na Universidade Gregoriana de Roma, e pela atualidade do seu pensamento. “Agostinho foi um africano que viveu no século IV numa época muito parecida com a atual, de transição, no fim do Império Romano. Existe ainda muito gente que desconhece sua genialidade e há, ainda, muita novidade sobre ele”, conta. “Ele foi, por exemplo”, continua, “o primeiro homem na história a escrever uma autobiografia, o que na época não era de bom tom. Suas ‘Confissões’ tem mais de 300 páginas cheias de eu, eu, eu”.

Desde que virou palestrante profissional e consultor – “faço critical management”, diz, “lanço o olhar crítico das ciências humanas sobre a gestão administrativa” – Zeca procura fazer o que chama de “provocações filosóficas” nas suas apresentações para empresas e estudantes. Ele também diz que estimula o auto-conhecimento das pessoas. “Estamos vivendo mudanças aceleradas, tem muita gente mudando de carreira, tentando se reinventar”, afirma. Sobre isso, aliás, ele pode falar por experiência própria: não surfa mais, “mas vou à praia”, conta, e  está casado com a americana Stephanie Pensa, morando no Jardim Botânico.

Enviado por: Redação