Evento da ACVPB lota Câmara de Veradores de Itabaiana
Novos poetas associados foram apresentados em noite cultural
Na estrada que liga a BR 230 à Itabaiana o Captur branco, guiado pela experiente Raquel Maia, singra a planície do Vale do Paraíba com mais quatro passageiros abismados com a imensidão da lua cheia, feita o olho luminoso de Deus vigiando os viventes lá embaixo. Na noite do sábado, dia 6, o plenário da Câmara de Vereadores da cidade ficou lotado para assistir uma programação especial realizada pela ACVPB, em parceria com a Secretaria de Cultura municipal e a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.
Eduardo Nask, de Itabaiana, Maria Dalva Mendonça, de São José dos Ramos e Verônica Adelino, de São Miguel de Taipu, foram empossados em suas respectivas cadeiras imortalizantes. Ocorreu também entrega de diploma de honra ao mérito cultural para o vereador Fabiano do Peixe.
Os poetas Bento Júnior e Cláudia Teixeira fizeram uma apresentação especial do folheto “Itabaiana do Vale” e o evento foi encerrado com apresentação artística de Merlânio Maia, “o poeta da paz”
O evento contou com as presenças do prefeito Lúcio Flávio, a Secretária de Cultura, Socorro Almeida, e a presidenta da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Nini Soares. Na ocasião, o prefeito anunciou a realização de reformas nas estruturas do antigo prédio da União dos Artistas e Operários, onde serão instaladas salas destinadas às atividades da SCZL e ACVPB.
A Prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu em comodato algumas obras do acervo do pintor itabaianense Otto Cavalcanti. O acervo, que tem como curador das obras, o presidente da ACVPB, Fábio Mozart, esse acervo deverá ficar em ambiente digno, “mesmo porque nossa entidade não dispõe de espaço físico e condições adequadas para mantê-lo, e a Prefeitura deverá investir na conservação e mostra de uma parte do trabalho desse que é o maior artista plástico de Itabaiana”. Muitas peças ainda precisam de restauro e molduras, trabalho que deverá ser feito pelo Executivo local. ”Esta série de gravuras de Otto Cavalcanti poderá ser mostrada ao público e, principalmente, as obras irão ter condições adequadas de preservação. Portanto, somos gratos ao prefeito Lúcio Flávio e à Secretária de Cultura, Socorro Almeida, por aceitar a proposta do comodato”, finalizou.
O evento foi bastante prestigiado pela sociedade local e de municípios vizinhos. Nevinha do Barro, Orlando Octávio foram alguns dos nomes artísticos da cidade presentes ao evento.
////////////////
*com informações de Fábio Mozart