Até o dia 1º de fevereiro os turistas e todos que visitarem o 41º Salão do Artesanato Paraibano poderão conhecer e comprar as peças artesanais confeccionadas por pessoas em privação de liberdade. No estande da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), um universo de cores, textura, formas, que encantam.
São as bonecas de pano do projeto de Ressocialização “Castelo de Bonecas” das penitenciárias femininas de João Pessoa e Campina Grande, bolsas de crochê, renda Tenerife, oratórios, telas, arame, arte em palitos de picolé, chaveiros, artigos de mesa, peças em argila, arte em madeira, arte em cipó, cestas, luminárias, sandálias, telas, nécessaire, redes de pesca, livros, vassouras ecológicas, cachecol, plantas ornamentais, molho de pimenta em conserva, arte em fibra de bananeira, gesso 3D. Além dos telescópios confeccionados pelos reeducandos da cadeia da cidade de Esperança por meio do projeto “Esperança no Espaço”.
Na noite desta sexta-feira (9) o estande da Seap-PB, instalado pela Gerência Executiva de Ressocialização (GER), recebeu visitantes ilustres. O governador João Azevedo e sua esposa Ana Maria Lins; o vice-governador Lucas Ribeiro e sua esposa Camila Mariz; a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, dentre outras autoridades. Os visitantes receberam presentes. Foram entregues nécessaires confeccionadas por egressas do sistema prisional que formaram a Lotus Cooperativa e hoje promovem empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Lotus Cooperativa, de acordo com o gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, é uma iniciativa pioneira no Brasil e tem o objetivo Promover a capacitação e o empreendedorismo feminino e fomentar a reinserção de mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, renova o convite para que as pessoas visitem o estande da Seap-PB, ao tempo em que agradece à equipe da Gerência Executiva de Ressocialização pelo empenho em organizar o estande, vitrine da ressocialização no salão do artesanato.
O 41º Salão do Artesanato Paraibano foi a aberto nesta sexta-feira (9) às 18h. Até o dia 1° de fevereiro, 600 expositores mostram o que há de melhor no artesanato e na gastronomia do Estado, numa megaestrutura climatizada de 6.000 m², montada no estacionamento do Hotel Tambaú, na orla marítima da Capital. O tema do evento, cujo horário de visitação é das 16h às 22h (todos os dias da semana), é “Mosaico — Arte em cada parte”, tipologia muito presente em vários monumentos da Capital paraibana.
___
Ascom/Seap-PB/com Secom-PB
Fotos: Wanildo Martins/Seap-PB e Francisco França/Secom-PB







